Travessia Zé Peixe reúne atletas na Orla Pôr do Sol

Prova reuniu 75 atletas (Fotos: Kátia Susanna/Portal Infonet)

Organizada pela Federação de Triathlon do Estado de Sergipe( Fetrise) e pela Federação Sergipana de Natação (Fase) a 1ª Travessia "Zé Peixe" realizada na tarde deste sábado,27, na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro, mostrou que o Estado já se prepara para uma nova geração da natação. Competidores abaixo de 12 anos de idade deram um show na água com participando de provas de 400 metros em mar aberto.

De acordo com o presidente da Federação Sergipana de Natação de Sergipe, Antônio Aragão, a primeira competição alcançou o objetivo principal de incentivar a travessia em mar aberto.

“Essa competição organizada pela Fetrise e Fase teve como objetivo proporcionar a oportunidade da natação em águas abertas, já que muitos atletas não possuem essa oportunidade e terminam nadando apenas em piscinas. Um exemplo de como quando incentivamos podemos descobrir novos talentos é o atleta Rômulo Menezes que hoje é o sexto melhor das Américas no Triathlon e já é acompanhado pelo Cob [Comitê Olímpico Brasileiro] para as olimpíadas de 2020”, destaca.

Uma nova geração para o esporte

Uma nova geração apaixonada pelo esporte. Esse é o sentimento das atletas Manuela Abdias,10; Thainá Santana,10; Valéria Almeida,10 e Fernanda Matos,12. O quarteto participou da competição de 400 metros. “Comecei a nadar em piscinas com sete anos e essa foi uma boa experiência, mesmo sendo a primeira vez que participo de uma competição em mar aberto”, disse Valéria Almeida.

A Manuela aponta as dificuldades de uma atleta iniciante. “A prova foi muito boa, uma oportunidade de poder nadar dessa forma, mas foi muito cansativa porque estou acostumada a nadar 50 metros no máximo 100 metros. Mesmo com o cansaço não vou desistir, mas vou continuar investindo nas piscinas mesmo”, fala.

Aos 10 anos, Thainá considerou a prova uma boa experiência. “Nadar 400 metros não foi fácil, mas consegui completar. Vou me superar mais a cada prova”.

Fernanda é elogiada pela força nas braçadas

Apesar da pouca idade, Fernanda Matos, de 12 anos, é elogiada pelos mais experientes. “A Fernanda tem futuro nas competições, ele competiu e chegou junto com os meninos. Isso é muito bom porque sabemos que os meninos levam um pouco mais de vantagem pela força e ela demostrou que tem força física”, aponta Antônio Aragão.

Fernanda sabe bem o que quer e já faz planos para o futuro no esporte. “Quero continuar competindo cada vez mais e tentando melhorar meu tempo para conquistar os campeonatos”, diz.

A travessia Zé Peixe reuniu 75 atletas com provas de 400 e 1500 metros.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais