Três atletas da UFS vão representar o Brasil nos Jogos Paralímpicos

Ulisses Freitas foi convocado para o paraciclismo. (foto: Arquivo pessoal)

Três alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram convocados para competir pelo Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Os atletas disputam no paraciclismo e halterofilismo.

De acordo com a UFS, o estudante de Medicina do Campus de Lagarto, Ulisses Freitas, competirá no paraciclismo (classe H4). O aluno vai participar de duas provas: uma de contrarrelógio, na qual cada atleta larga a cada minuto e tem que fazer o menor tempo; e outra de resistência, na qual largam todos juntos e ganha quem chegar na frente. 

“Continuei me dedicando, acordando na madrugada para treinar e depois estudar, e sem vida social. É algo duro e muitas vezes me perguntava o porquê, já que me privava de muitas coisas e tinha que conviver com as dores no corpo devido aos treinos intensos. Mas hoje sou tricampeão brasileiro de paraciclismo e o ciclo paralímpico é isso: constância para estar no lugar mais alto do pódio, sempre pronto para representar bem o Brasil”, expressou o atleta.

Ainda conforme a universidade, os alunos Ailton Souza e Evanio Silva disputarão no halterofilismo. Os dois fazem parte do projeto de extensão “Halterofilismo paraolímpico”, coordenado pelo professor do Departamento de Educação Física (DEF/UFS), Felipe Aidar. O docente explica que a convocação dos estudantes é consequência do trabalho desempenhando, unindo teoria e prática.

“A UFS é a única universidade do Brasil com dois atletas de um projeto de extensão convocados para uma Paralimpíada. Não foi a primeira convocação da UFS, então temos a teoria e a prática de mãos dadas e com excelentes resultados”, afirma o professor Felipe.

Paralimpíadas

Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 acontecerão de 28 de agosto a 08 de setembro, reunindo mais de 4.400 atletas do mundo. Serão realizadas competições de 22 tipos de esportes, com participação de 185 Comitês Paralímpicos Nacionais.

Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze. Na última edição, Tóquio 2020, o país fez a melhor campanha com 72 medalhas no total, com 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze.

*Com informações da UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais