|
(fotos: Igor Matheus/ Portal Infonet) |
Chega ao fim na próxima sexta-feira, 15, os Jogos da Primavera categoria A – que integra participantes de 12 a 14 anos de escolas sergipanas públicas e privadas. O fechamento da primeira fase dos Jogos integra as definições de três esportes coletivos: basquetebol, voleibol e futsal. Já os Jogos da Categoria B, para alunos de 15 a 17 anos, serão iniciados no dia 16 de setembro. As inscrições da nova fase se estendem até o dia 26 de agosto e podem ser feitas aqui.
As partidas decisivas já se iniciam na tarde desta quinta-feira, 14. No ginásio do Instituto Dom Fernando Gomes, o basquete masculino entra nas semifinais com dois jogos: Coesi contra Salesiano e Arquidiocesano versus Amadeus. As finais serão na sexta à tarde no mesmo local.
Já as decisões do voleibol serão realizadas no ginásio do Colégio Amadeus. Nesta quinta-feira, Santa Rita de Cássia e Arquidiocesano se enfrentam pela decisão do terceiro lugar feminino, e Amadeus e Purificação decidem o terceiro lugar masculino. Na sexta, por sua vez, acontecem as duas finais: Módulo e Graccho decidem o título masculino, e Módulo e Instituto Dom Fernando Gomes fazem a decisão feminina.
|
Finais do futsal, vôlei, e basquete serão nesta sexta, 15 |
O futsal também se aproxima do fim nos Jogos. Pela modalidade feminina, a decisão será na sexta à tarde entre EMEF Fausto de Aguiar, de Divina Pastora, e o COC. A partida será no ginásio do Colégio Purificação. Já o masculino entra na tarde desta quinta, 14, na fase semifinal. Em partidas que serão realizadas no ginásio do Sesi de Socorro, o Graccho pega o Diocesano, de Estância; e o Amadeus enfrenta o colégio Eduardo Marques, de Simão Dias.
Crescimento
De acordo com dados do Departamento de Educação Física (DEF) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), os Jogos da Primavera da categoria A reuniram 5671 alunos oriundos de 90 escolas estaduais, 71 escolas municipais e 34 escolas particulares. Segundo Maria Auxiliadora Pires, coordenadora do DEF, a competição cresceu em relação à última edição.
“Houve aumento do número de participantes em várias modalidades até mesmo pela facilidade oferecida pelas inscrições online, que desburocratizam um pouco o processo”, disse. Uma das poucas exceções, segundo a coordenadora, foi o futsal, que se iniciou com seis equipes a menos que o ano passado. Entretanto, Auxiliadora destacou que estrutura foi algo que não faltou este ano.
“A secretaria disponibilizou transporte e refeitório para alunos não só da rede estadual, mas também da municipal. E em todos os momentos em que foi necessário suportes como ambulância e socorrista, cumprimos”, destacou. A coordenadora do DEF também ressaltou a importância dos Jogos na formação da base esportiva do estado. “Na verdade não se vê nenhuma outra opção para o desenvolvimento do esporte em crianças a não ser a escola. Não há clubes ou outras políticas. E essa não é uma realidade de Sergipe. Todo o país é afetado por isto”.
Por Igor Matheus
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B