FHS: servidores realizam paralisação de 24h por direitos trabalhistas

FHS: servidores realizam paralisação de 24h por direitos trabalhistas (Foto: Sintasa)

Um grupo de manifestantes que pertencem ao quadro de servidores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) estão com as atividades paralisadas desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, 3. A concentração do ato aconteceu na Praça Olímpio Campos, no centro de Aracaju.

Segundo o Sindicato o Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), a categoria pleiteia um conjunto de direitos trabalhistas, entre eles um reajuste salarial de 10%.

“A nossa luta é evidenciar o modo descomprometido pelo qual a atuação gestão tem conduzido as nossas negociações acerca da implementação adequada do piso nacional e do reajuste salarial de 10%, conforme anunciado para a administração direta”, diz inicialmente o sindicato.

Ainda segundo a entidade sindical, os servidores buscam o Acordo Coletivo 2023/2024 mais favorável, revisão do PER, e a preservação dos pontos de trabalho dos profissionais da FHS, além de outros benefícios trabalhistas que alguns servidores ainda não foram contemplados.

SES

Em resposta ao Portal Infonet, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que tem mantido diálogo constante com os trabalhadores da saúde, por meio da Mesa Permanente de Negociação da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), tendo ocorrido, inclusive, agenda no último dia 28 de setembro sobre as tratativas do processo da Fundação.

“Como já é de conhecimento público, há uma ação do Ministério Público Federal (MPF) que se refere à relação do vínculo contratual da FHS com a Secretaria de Estado da Saúde. Portanto, a SES reitera que não há riscos de demissão para os servidores públicos da FHS”, afirma.

A SES comunicou ainda que mantém o compromisso de cumprimento da manifestação judicial, tendo sido apresentada uma propositura por parte do Estado de manutenção da Fundação Hospitalar de Saúde, no aspecto da gestão de pessoas.

Algumas questões demandadas pelas categorias da saúde implicam em reajuste no novo contrato de gestão, que por sua vez está diretamente ligado à ação do MPF.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais