Governo do Estado quer encontro de contas com empresas de energia

Governo do Estado quer encontro de contas com empresas de energia (Foto: arquivo Portal Infonet)

O Governo do Estado apresentou um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese)  um projeto de lei que promove, com as empresas de concessão de energia elétrica no Estado, encontro de contas e operações de compensação financeira referentes a pagamentos atrasados de ICMS pelas empresas e dívidas do Governo junto às companhias.

No território sergipano, operam com o serviço as empresas Energisa e Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe). Em junho deste ano, alguns prédios da administração estadual ficaram sem energia elétrica por conta faturas pendentes. À época, nossa reportagem flagrou o momento em que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) teve o fornecimento cortado.

Na oportunidade, a administração estadual reconheceu uma dívida de R$2 milhões com a empresa. Em compensação, revelou que a Energisa possuía uma dívida de R$161 milhões em ICMS.

A intenção do Governo, agora, é que se faça o encontro de contas, com a sugestão de o pagamento ser feito por meio de crédito fiscal, ou seja, com as dívidas relativas ao consumo de energia elétrica sendo deduzidas na operação mensal de ICMS.

“A meta é fazer com que a Fazenda Pública efetue a quitação de seus débitos referentes à energia elétrica consumida, sem ter que desembolsar os recursos diretamente do Erário; efetuando-se o pagamento de forma suave, sem que isso importe em perda significativa do volume arrecadado, já que o teto do desconto será de até 10% do valor mensalmente arrecadado pelas empresas concessionárias, sem de um lado prejudicar as empresas e, do outro, as finanças estaduais, cujos recursos são aplicados nos serviços públicos prestados à população”, diz o Governo do Estado na mensagem enviada aos deputados estaduais.

A Secretaria de Estado da Fazenda, por meio da assessoria de Imprensa, informou que a Sulgipe não possui dívidas com o Estado. Em relação à Energisa, o Governo segue em processo de negociação.

Energisa

A Energisa informou que existe um questionamento, sob judice, em relação às taxas de ICMS. No entanto, destacou que possui todas as certidões de adimplência emitidas pelo próprio Governo do Estado, e como situação ainda tramita na esfera judicial, não pode ser considerada dívida.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais