Orsse apresenta Festival Tchaikovsky no TTB nesta quinta-feira, 7

Concerto acontece às 20h, na data que marca o aniversário do compositor (Foto: Julia Rodrigues)

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) apresenta, na quinta-feira,7 , às 20h, no Teatro Tobias Barreto, o concerto “Festival Tchaikovsky – Emoções em plenitude”, dentro da Série Cajueiros, sob regência do maestro convidado James Bertish. A Orsse é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), e conta com apoio do Instituto Banese.

Dedicado à obra de Pyotr Tchaikovsky, o concerto propõe uma imersão nas emoções que marcam a produção do compositor russo, conhecido por transformar sentimentos intensos em música de grande força expressiva. Suas composições transitam entre paixão, lirismo, dramaticidade e melancolia, estabelecendo uma conexão direta com o público. A apresentação acontece na data em que se celebra o nascimento do compositor russo.

O programa reúne trechos da suíte do balé “O Lago dos Cisnes”, com momentos marcantes como a cena inicial e a valsa, além da abertura-fantasia “Romeu e Julieta”, inspirada na obra de William Shakespeare. Encerrando a noite, a Sinfonia nº 6 em si menor, “Patética”, conduz o público por uma narrativa musical intensa, considerada uma das obras mais emblemáticas do compositor.

Para o maestro James Bertish, Tchaikovsky representa um dos grandes nomes do romantismo, capaz de transformar a emoção em música de forma única. “Tchaikovsky tinha uma capacidade impressionante de traduzir sentimentos em música, com uma linguagem intensa e muito expressiva. Obras como “O Lago dos Cisnes”, “Romeu e Julieta” e a “Sinfonia nº 6”, ‘Patética’, revelam essa profundidade, conduzindo o público por diferentes emoções, da delicadeza à dramaticidade”, destacou.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Tobias Barreto e na plataforma Sympla, com valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Sobre o maestro

James Bertish é natural de Curitiba e possui formação em composição e regência pela Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná. Iniciou sua trajetória como percussionista, consolidando-se como timpanista e, posteriormente, como regente. Atuou na Orquestra Sinfônica do Paraná e integrou a Orquestra Sinfônica de Sergipe, onde também foi regente assistente.

Doutor em regência pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolve atividades como professor, arranjador e produtor musical, além de atuar como regente convidado em diferentes projetos. Atualmente, é regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Aprendiz, iniciativa voltada à formação de jovens músicos em Sergipe.

Fonte: Governo de Sergipe

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Rolar para cima