Unale: "rediscutindo o Brasil" (Fotos: Portal Infonet) |
Com eventos simultâneos e variadas palestras, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) deu início, na manhã desta quarta-feira, 1º, a 20ª Edição da Conferência Nacional da entidade que está acontecendo em Aracaju com o tema “Rediscutindo o Brasil”. O presidente da entidade, Sandro Locutor (Pros/ES), deu as boas vindas aos congressistas percorrendo cada sala onde aconteciam os debates específicos. Estão em Aracaju deputados estaduais de todo território nacional e também de outros países.
Locutor está confiante nos resultados dos debates. Ele informou que, ao final do encontro, será redigida a Carta de Aracaju, que apontará propostas concretas para as políticas públicas brasileiras. O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo (PMDB), também demonstrou satisfação e revelou surpresa com o número de inscritos que, segundo observou, superou os eventos anteriores realizados pela entidade. “A coisa está saindo como foi planejado”, constatou.
Luciano Bispo acredita que as sugestões dos deputados estaduais sergipanos devem ser pautadas nas questões ambientais, especialmente quanto aos problemas detectados no Rio São Francisco. “Coloquei como tema principal, o abandono do Rio São Francisco, mas é claro que a gente também vai discutir a questão da economia, política e cada um tem suas ideias”, comentou.
Vacina para todos
Vários temas são abordados simultaneamente
|
A vice-presidente da entidade, Ana Cunha (PSDB/PA), que deve assumir a Presidência da Unale, em substituição a Locutor, na próxima sexta-feira,3, no final do evento, aproveitou a temática ‘Câncer das Américas’ para externar preocupação com a prevenção do HPV, o vírus que atinge a pele e as mucosas e podem causar verrugas ou lesões precursoras de câncer.
Enquanto ginecologista e obstetra, a deputada estadual do Pará lamentou os preços da vacina e cobrou acessibilidade desta alternativa preventiva para toda a população. “A vacina ainda é cara e o acesso é restrito a uma população de faixa etária [específica]”, observou. “Acredito que precisamos trabalhar como questão de saúde pública e a vacina ser de acesso a todas as classes sociais e que seja aberta não apenas para mulheres, mas também para os homens também que podem ser acometido por câncer de pênis causado pelo HPV”, analisou.
Os debates continuam ocorrendo no campus da Universidade Tiradentes (Unit), mas a abertura oficial do evento está prevista para acontecer no início da noite desta terça-feira, 1º. Na solenidade oficial de abertura, o ministro Augusto Nardes abordará a temática “Governança Pública – O desafio do Brasil”.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B