Advogado crê em conspiração contra vereadores

Agamenon sai da Plantonista e evita a imprensa (Fotos: Portal Infonet)

Os vereadores Agamenon Sobral (PHS) e Tijoy Barreto [o Adelson Barreto Filho – PR] e os quatro advogados [Alcivan Menezes e os filhos Pedro Ivo, Richard Leon e Alcivan Filho] continuam presos e foram transferidos para uma sala na 2ª Delegacia Metropolitana, onde aguardam os desdobramentos dos mandados judiciais expedidos pela juíza Valéria de Oliveira Lazar Libório.

No momento em que era transferido da sede da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), o advogado Alcivan Menezes declarou inocência e classificou o episódio, que culminou com a prisão dos seis acusados, como uma conspiração contra os parlamentares acusados. “Todos este equívocos serão esclarecidos e todos tomarão conhecimento dos fatos. Tudo é uma grande arquitetura que tem como objetivo prejudicar os vereadores”, desabafou, sem dar maiores explicações.

Os depoimentos do advogado Alcivan Menezes e dos filhos, que também trilham na área jurídica, foram acompanhados por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE). “Não entramos no mérito da questão, estamos acompanhando para resguardar as prerrogativas dos advogados com relação ao local onde eles ficarão custodiados”, explicou o advogado Sandro Mezzarano, diretor-tesoureiro da OAB/SE.

Tijoy, o Adelson Filho, no momento em que entra na viatura policial

O advogado Guilherme Maluf defende os interesses dos vereadores acusados. Ele garantiu que ainda não definiu uma linha de defesa específica, mas já tomou as primeiras medidas impetrando habeas corpus para garantir a liberdade dos vereadores e está analisando o processo e a decisão judicial que determina o afastamento dos dez vereadores.

O advogado Valter Neto, que defende o colega de profissão Alcivan Menezes e os filhos dele, informou que no primeiro momento está atuando para transformar a prisão preventiva em domiciliar. “Por enquanto habeas corpus para que eles respondam ao processo em casa”, disse.

Os seis acusados presos foram submetidos a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) e encaminhados para a 2ª Delegacia Metropolitana. Os acusados presos prestaram depoimento à delegada Danielle Garcia, da Deotap, na presença do promotor Henrique Cardoso. Ambos se recusaram a prestar esclarecimentos sobre os desdobramentos da Operação Indenizar-SE. Eles informaram que todos os detalhes, inclusive a respeito das prisões restritas a dois vereadores e quatro advogados, só serão explicados nesta sexta-feira, 16, em entrevista coletiva a ser concedida por eles na sede do Ministério Público Estadual.

Alcivan: arquitetura para prejudicar vereadores

Agamenon Sobral dentro da viatura policial 

Além das prisões, a juíza também determinou o afastamento de dez vereadores [veja relação abaixo]. O Portal Infonet tentou ouvir o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Vinícius Porto (DEM). Um dos assessores atendeu ao telefone e informou que o presidente estava aguardando a notificação judicial para, depois, se pronunciar.

Relação dos vereadores que deverão ser afastados por decisão judicial

Tijoy Barreto [Adelson Barreto Filho – PR]
Agamenon Sobral (PHS)
Agnaldo Feitosa (PR)
Adriano Oliveira [Adriano Taxista – PSDB]
Augusto do Japãozinho (PRTB)
Daniela Fortes (PEN)
Emmanuel Nascimento (PT)
Jailton Santana (PSDB)
Renilson Felix (DEM)
Valdir Santos (PT do B)

O Portal Infonet também tentou ouvir o promotor e a delegada de polícia civil sobre as declarações do advogado Alcivan Menezes, mas não obteve êxito. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais