Agentes e assistentes sociais do Cenam fazem ato

Ato na porta do Palácio dos Despachos (Fotos: Portal Infonet)

Agentes de segurança e medidas socioeducativas e os assistentes sociais do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), realizam um ato na frente do Palácio dos Despachos na manhã desta quinta-feira, 3. Eles reivindicam a incorporação da metade de Gratificação por Atividade Socioeducativa (Gease). Os agentes estão em greve desde o último dia 5 de agosto e os assistentes sociais desde o dia 23 de setembro.

“Estamos há 58 dias em greve. Nesse período o deputado capitão Samuel intermediou uma conversa que deveria ter acontecido com os secretários Silvio Santos ou Jeferson Passos, mas eles não compareceram. Conversamos com a subsecretária de Inclusão Social, Maria Luci, encaminhamos o problema ao Ministério Público, ao Ministério Público do Trabalho, mas até agora nada. Viemos hoje tentar sensibilizar o Governo pois tínhamos oito itens na pauta de reivindicações, reduzimos para um, assim mesmo aceitando apenas a metade da gratificação para ser paga a partir de 2014 e nada”, lamenta o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança e Medidas Socioeducativas do Cenam, Sidney Guarany.

Sidney Guarany

O presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado, Anselmo Menezes, informou que dos nove itens ficamos apenas com três: a implantação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) específico para a Fundação Renascer do Estado de Sergipe, pela incorporação da GEASE ao salário base e pela extensão aos assistentes sociais a forma de cálculo da gratificação.

“São 28 assistentes sociais em greve desde o último da 23 de setembro, lutando por essa pauta de reivindicações que era composta de nove itens e agora só restam três, mesmo assim não conseguimos avançar. A situação no Cenam é mesmo de caos e estamos temendo que só comecem a se preocupar depois que matarem alguém lá dentro, seja adolescente, agente, assistente social, pedagogo, psicólogo. Muitos profissionais estão com problemas de saúde, usando remédios tarja preta. Temos agentes com o braço quebrado e outro com sete pontos na cabeça”, lamenta Anselmo Menezes.

Contraponto

Anselmo Menezes

Na assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Inclusão Social e Cidadania (Seides), a informação é de que “administrativamente a Seides não tem autonomia para definir a questão salarial. Alguns pontos conseguiram avançar na secretaria, mas a questão da gratificação foi protocolada e encaminhada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag)”.

O diretor de imprensa do Governo do Estado, João Augusto Freitas, informou que as propostas enviadas pela Seides estão sendo discutidas na Seplag.

*A matéria foi alterada às 12h59 para acréscimo de informações da Diretoria de Imprensa do Governo do Estado

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais