Alese: Almeida Lima fala do tratamento de radioterapia

A reunião informativa ocorreu no gabinete da presidência  (Foto: SES)

Com o objetivo de  esclarecer  os critérios de  viabilidade de convênio entre o Governo do Estado e a Clínica de Radioterapia (Clirad), localizada em Sergipe,  o  secretário de Estado da Saúde (SES), Almeida Lima,  esteve reunido na manhã de hoje, dia 7,  com alguns deputados Estaduais.  A reunião informativa ocorreu no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Problemática

Atualmente, exatos 243  pacientes com  câncer do Estado de Sergipe estão aguardando na fila de espera. E, àqueles pacientes que estão em tratamento que são viabilizados pela Secretaria de Saúde de Sergipe(SES)  sendo enviados para serem atendidos no Estado de Alagoas. Essa condição tem divido opiniões e é  motivo de questionamentos por parte dos deputados da Alese.

Segundo explicou Almeida Lima, o seu sentimento é comum igual aos dos parlamentares. “Somos humanos, e só queremos o melhor para esses pacientes”. O secretário da Saúde externou para os parlamentares presentes que a Clirad vai participar do certame, igualmente às demais empresas,  oferecendo a sua proposta, e ao final a Comissão de Licitação fará o julgamento com a escolha da empresa que possa melhor prestar os serviços à população”, disse.

Novos Aparelhos

Na oportunidade da reunião, deu satisfação da atual situação dos aparelhos de Radioterapia. Segundo afirmou o Almeida Lima, o Núcleo de Radioterapia está funcionando. “Evidente que lá no início do ano, quando entramos na secretaria, ele estava quebrado, assim como o de braquiterapia. Mas, o  colocamos para funcionar, diminuindo assim, reduzindo  consideravelmente a demanda existente. Além dos outros equipamentos que nós recuperamos, a exemplo dos tomógrafos, que são  três, dois já foram recuperados, estamos em processo de recuperação do terceiro”

Ressalta a compra de novos aparelhos. ” Compramos mais três novos tomógrafos, e já recebemos o primeiro, e o segundo está a caminho. E esse segundo será enviado para a cidade de Itabaiana. E ainda na próxima semana começaremos a equipar  todas  as unidades de saúde com monitores, situação  que havia uma deficiência muito grande.  Por fim, estamos trabalhando a resolutividades dos problemas, que aí estão”, levantou o secretário a  situação atual da sua gestão.

2ª Unidade-Acelerador Nuclear

Explicou Almeida a razão dos pacientes fora do domicílio do Estado de Sergipe. “Ocorre que,  quando da recuperação dos nossos equipamentos, existia uma demanda reprimida muito grande, por conta dos aparelhos quebrados, como está o aparelho do Hospital de Cirurgia, e isso faz aumentar a fila. Como recuperamos o nosso, essa fila está diminuindo. A  grande notícia é que agora em Setembro nós estaremos recebendo ao acelerador linear, importado, para instalar a segunda unidade de radioterapia, diminuindo esse número e o nosso objetivo é que ele chegue a zero”, comemora o secretário da Saúde.

A deputada Silvia Fontes, que é a presidente da Comissão de Saúde da Alese,  ressaltou que reunião foi boa, e espera que tudo o que foi exposto por Almeida Lima venha a se  concretizar. “Estamos com alguns trabalhos já sendo realizados pela SES, alguns embrionários, outros avançados, espero que funcione. A nossa maior  preocupação e que nos trouxe aqui hoje, trazendo o secretário de Saúde, é que o contrato com Arapiraca, onde está sendo feito o tratamento com os portadores de câncer de Sergipe, está encerrando e novo contrato licitatório está para ser levando. Queremos a participação de clínicas do nosso Estado, para que essas pessoas não tenham que ir pra fora. Que tenha o processo licitatório necessário, mas que os pacientes que já são fragilizados, não  façam tratamento fora, uma vez que já estão precisando de todo apoio”, preocupa-se com a questão a parlamentar.

Para o deputado e pastor Antônio dos Santos, a assembleia vem recendo muita cobrança da população. ” É que  tratamento de radioterapia tem sido interrompido  intermitentemente, e com demanda reprimida no Estado. O secretário trouxe boas notícias, com a nova licitação para esse atendimento. Há uma entidade instalada em Sergipe, que falou nessa casa que atenderia a Sergipe  com valores de outros Estados,  e aí vamos falar com eles, pois essa é a nossa luta e que haveremos de alcançar”.

O vice-presidente da Alese, deputado Garibalde Mendonça também viu a reunião como positiva,  “Almeida mostrou como está a Saúde e a transformação de pasta em seis meses. Queremos que as pessoas sejam tartadas no Estado, então vamos conversar com as clinicas do Estado, que os problemas sejam solucionados, e assim tratados aqui”, disse o parlamentar.

Por Agência de Notícias Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais