Marco Regulatório das Organizações Sociais é discutido na ALESE (Foto: Portal Infonet) |
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sediou nesta quarta-feira,21, o debate do Marco Regulatório das Organizações Sociais. O Marco é fruto de um debate que foi instalado no Brasil desde 2006, tem parceria com os Estados e Municípios e tem como objetivo regulamentar a relação do Estado Brasileiro com a Sociedade Civil.
“É um evento de extrema importância porque a sociedade precisa de esclarecimentos quanto ao grupo LGBT que sofre grande preconceito e é muito criminalizado em Sergipe e em todo país”, diz o presidente da Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (ADHONS), Marcelo Lima.
Segundo a deputada Ana Lúcia existem muitas denúncias de irregularidades na formalização dos convênios entre as Organizações Sociais e o Estado Brasileiro (Estados e MUniciípios). E como em áreas como Meio Ambiente, Criança e Adolescente, entre outras, a sociedade civil tem organizações bem avançadas, de muita experiência e vivência, muitas vezes ficam impedidos de realizar parcerias.
“E como também têm muitas Organizações que aplicam os recursos de forma irregular, a fiscalização é forte e a legislação é muito fraca. Precisamos ter esse Marco que regulamente toda essa relação Estado e Sociedade Civil”, acrescenta Ana Lúcia. A audiência contou com a participação do coordenador da Plataforma Nacional por um Novo Marco Regulatório para as Organizações Sociais Civis (OSCs), Sílvio Sant’Ana.
A Secretaria Especial da Articulação Política e das Relações Institucionais (SEAPRI) foi responsável pela mobilização do debate na ALESE, que contou com a participação de várias instituições e organizações da sociedade civil, a exemplo da Associação da Articulação do Semiárido no Brasil (ASA), do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC), ADHONS, Lar Infantil Cristo Redentor (LICRE), Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe, entre outras.
Por Moema Lopes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B