Alese: mudanças no uso do Proinvest e na Saúde passaram

Deputados aprovam todos os 47 projetos da pauta (Foto: Arquivo Infonet)

Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovaram, nesta quarta-feira, 28, todos os 47 projetos que estiveram na pauta da Casa. Dois deles geraram polêmica: as mudanças na aplicação de recursos do Proinvest por parte do Governo do Estado, e a autonomia da Secretaria de Estado da Saúde nas compras da pasta.

O primeiro projeto deixa, a critério do poder executivo estadual, a maneira como vai utilizar os mais de R$428 milhões do Proinvest. A partir de agora, o Governo pode remanejar recursos para obras que julgue de maior interesse público ou classifique como emergenciais. O dinheiro é viabilizado por uma linha de crédito da Caixa Econômica Federal. Se por um lado a bancada governista defende que isso beneficiará a população ao agilizar o andamento de obras estruturantes no Estado, a oposição acredita que isso pode ser utilizado para fins eleitoreiros.

A segunda proposta objetiva deixar nas mãos da Secretaria de Saúde a responsabilidade de abrir editais licitatórios para as compras de medicamentos e insumos, além de arcar com obras de unidades de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. O placar da votação ficou empatado em 10 a 10, exigindo a intervenção do deputado Luciano Bispo, presidente da Alese, que optou pela aprovação do projeto.

Apenas dois deputados se ausentaram por toda a sessão: Luiz Mitidieri (PSD) e Vanderbal Marinho (PSD). Goretti Reis (PMDB) perdeu apenas a primeira sessão. Este foi o último dia de atividades da casa legislativa, em decorrência do recesso parlamentar. As atividades na Alese serão retomadas no dia 1º de agosto.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais