![]() |
João Alves: renúncia? (Foto: Arquivo Portal Infoet) |
Ainda é uma incógnita o destino do prefeito João Alves Filho (DEM) nas próximas eleições. Depois de uma demorada reunião com representantes dos partidos políticos e dos vereadores que dão sustentação ao governo demista na Câmara de Vereadores, circularam informações de que o prefeito teria oficializado a desistência de disputar a reeleição, apesar das cogitações que surgiram antes de que o deputado estadual Robson Viana (PEN) teria aceitado compor como pré-candidato a vice numa chapa que seria encabeçada pelo prefeito João Alves Filho.
Os vereadores que participaram do encontro desligaram os aparelhos celulares ao final da reunião. Apenas o vereador Adriano Oliveira, o Adriano Taxista (PSDB), respondeu, confirmando a renúncia. "Boa noite, ele não será", resumiu. Mas há quem aposte que João Alves não desistirá. "Para mim, ele é pré-candidato", reagiu o deputado Laércio Oliveira (SD), que conversou com João Alves Filho após a reunião.
O deputado estadual Robson Viana que prometeu dar uma resposta ao Portal Infonet depois das 22h desta quinta-feira, 4, nem atendeu às sucessivas ligações. O deputado federal Laércio Oliveira e o vereador Roberto Morais, correligionários no Solidariedade, informam que não tiveram tempo de participar do encontro, mas confirmam que receberam ligações telefônicas dos aliados informando sobre a renúncia do prefeito João Alves Filho.
Convite
No entanto, o deputado Laércio Oliveira revelou ainda que, momentos depois das informações sobre a renúncia, recebeu ligação do próprio prefeito João Alves Filho, consultando sobre a possibilidade de se formar uma aliança com cerca de quatro partidos da base, incluindo o Solidariedade. “Fiquei surpreso”, reagiu Laércio Oliveira, enaltecendo que dificilmente alguém que estivesse interessado em renunciar a disputa telefonaria para uma outra liderança política propondo aliança. "Para mim, ele é pré-candidato", arrematou.
O deputado federal disse que o prefeito não falou em renúncia. Para Laércio Oliveira, o prefeito ainda não bateu o martelo e não descarta a possibilidade dele anunciar, nesta sexta-feira, 5, último dia de prazo, o intuito de seguir o projeto político inicial de disputar a reeleição.
O vereador Roberto Morais revelou que não participou da reunião, mas logo no final recebeu telefonemas dos aliados informando sobre a posição do prefeito, que teria anunciado a desistência da disputa naquele encontro. “Agora, alguns vão compor com Valadares Filho [pré-candidato do PSB, com apoio do senador Eduardo Amorim] e outros vão com Edvaldo Nogueira [pré-candidato do PC do B, com apoio do governador Jackson Barreto]”, declarou o vereador.
A posição do Solidariedade (SD) também está indefinida. O vereador informa que aguarda os entendimentos que estão sendo firmados pelo deputado federal Laércio Oliveira. Ao Portal Infonet, o deputado Laércio Oliveira revelou que continua aguardando o anúncio oficial do prefeito João Alves Filho, que deverá ser feito nesta sexta, 5. “Temos que definir tudo isso até o meio dia”, destacou o deputado federal, preocupado com o futuro dos pré-candidatos a vereador.
Há informações que muitos vereadores da base aliada estão desistindo do projeto político de 2016 e revelam-se decepcionados com a indefinição do prefeito. “Meu Deus do Céu, nunca vi uma coisa dessa e não houve nome preparado para substituir o doutor João”, comenta Roberto Morais, citando como alternativa o próprio deputado Laércio Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto (DEM) e o próprio José Carlos Machado (PSDB), cujo nome sempre teve à frente para compor a chapa majoritária na condição de vice ao lado de João Alves. Mas ele admite dificuldade para emplacar uma candidatura desse porte de última hora.
Por Cássia Santana