Almeida Lima encerrou ‘pinga-fogo’ na CDL nesta quinta

Almeida Lima: ataques aos adversários (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) encerrou, nesta quinta-feira, 23, o ciclo de reuniões promovido com três, dos cinco candidatos que disputam a Prefeitura de Aracaju, que ficou conhecido como pinga-fogo com os empresários. O deputado federal Almeida Lima, candidato do PPS, foi o último a exibir ao empresariado seu plano de governo.

Almeida Lima não escondeu a tristeza por não deslanchar nas pesquisas de intenções de votos [a primeira do Ibope o coloca em quarta colocação com apenas 4% da preferência dos eleitores] e praticamente repetiu as frases de efeito que usou durante o Chat Eleições 2012 promovido pelo Portal Infonet, que ocorreu na quarta-feira, 22.

O candidato falou sobre algumas propostas, destacando alternativas para solucionar os problemas existentes no trânsito da capital, e concentrou energias para criticar os oponentes. No alvo da metralhadora do candidato estiveram o ex-governador João Alves Filho, que deslancha com 54% na pesquisa do Ibope, o governador Marcelo Déda e o senador Antonio Carlos Valadares, pai do deputado Valadares Filho, que também disputa a PMA por uma coligação que conta com apoio da cúpula governista.

Empresários sabatinam candidato

Na palestra, Almeida fez o mesmo alerta que destacou ao participar do Chat promovido pela Infonet. “João Alves Filho destruiu a praia 13 de julho e destruiu 5 mil metros quadrados de área verde na Coroa do Meio. Não vejo que Aracaju mereça isso, mas se é a vontade do eleitor, paciência”, lamentou.

Almeida Lima também criticou a proposta de criação de veículos leves sobre trilhos defendida pelo adversário Valadares Filho, observando que esta seria a mesma proposta feita pelo senador nos anos 1980 quando governava Sergipe. “Como o pai, [Valadares Filho], é um vendedor de ilusões. Paremos de engarrafar nuvens”, cutucou.

Desenvolvimento econômico

Almeida Lima iniciou o pronunciamento alertando que se concentraria fôlego para falar sobre desenvolvimento econômico associado à promoção social e anunciou a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a promessa de alterar o  horário de funcionamento do comércio, afirmando que estabelecerá, sendo eleito, jornada entre 8h e as 20h, a partir da implantação de um centro de compras semelhante a um shopping center, que seria criado na área central da cidade.

Almeida promete transformar centro em shopping center

Segundo explicou, o novo centro de compras terá uma parte coberta e outra descoberta de forma a fomentar a cultura e incrementar o comércio local, além de projetar a criação de dez mil novas de estacionamento, com a eliminação de parte das vagas nas principais vias de escoamento no centro da cidade para facilitar a fluidez do trânsito.

Almeida Lima também se comprometeu a encaminhar para a Câmara Municipal de Vereadores projeto instituindo lei de incentivo ao turismo com o objetivo de promover encontros e seminários semanais para atrair um público estimado de 1,5 mil pessoas para discutir alternativas de incentivo ao turismo. “E vamos criar uma identidade própria de sergipanidade no artesanato porque o que temos em Aracaju é o que se encontra em todo o lugar”, considerou.

O candidato prometeu por fim aos radares controladores de velocidade na cidade e garantiu a criação de um projeto pedagógico específico para cada escola municipal, entendendo que a realidade de cada bairro diverge de acordo com o perfil de cada comunidade.

Maria Helena: denúncias de perseguições na gestão de Augusto Gama

Após abordar as linhas gerais do seu projeto para Aracaju, a esposa dele, Maria Helena Tavares de Lima, que é professora da rede municipal, aproveitou a oportunidade para revelar que já tinha sido perseguida por gestores públicos em gestões passadas e enaltecer a política educacional desenvolvida pelo marido entre os anos de 1994 a 1996 [ele era vice e assumiu a titularidade, com a renúncia do primo, Jackson Barreto, que concorria à época ao Governo de Sergipe], observando que a merenda escolar tinha como base iogurte natural fornecido por produtores locais.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojista, Samuel Shuster, fez avaliação positiva da participação dos três candidatos [João Alves Filho, Valadares Filho e agora, Almeida Lima], mas preferiu não avaliar o desempenho deles durante o encontro com a classe empresarial. "Os candidatos se comportaram de forma satisfatória, mas não posso avaliar cada um, senão vão dizer que estamos apoiando um candidato e nós temos que ficar neutros", justificou o empresário. "O nosso propósito foi trazer os candidatos para que o lojista avalie e decida qual o melhor candidato para Aracaju", diz.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais