![]() |
Almeida recepcionado pelo empresário Albano Franco antes do debate (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
O deputado Almeida Lima (PPS) se tornou a grande atração do debate promovido pela TV Sergipe entre os candidatos que disputam a Prefeitura de Aracaju. Quando se despedia dos telespectadores, Almeida Lima finalmente assumiu a condição de ex-candidato, informando que protocolará pedido de renúncia da candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda nesta sexta-feira, 5.
O debate da TV Sergipe começou exatamente às 23h11 da quinta-feira, 4, e foi encerrado aos 56 minutos da madrugada desta sexta-feira. Ao confirmar a renúncia, Almeida Lima surpreendeu a todos, inclusive ao próprio partido, que não apostava nesta atitude do deputado às vésperas do pleito eleitoral. “Nós não vamos deixar os eleitores órfãos nesta reta final de campanha”, reagiu o candidato a vice, Rivando Gois, que se habilitará como candidato majoritário, em substituição a Almeida Lima na chapa puro sangue do PPS.
![]() |
Rivando Gois: "eleitores não podem ficar órfãos" |
Segundo Rivando, a frase teria sido pronunciada pelo presidente da Executiva Municipal do PPS, Arnaldo Júnior, ao ser informado, ao final do debate, por telefone, da decisão de Almeida Lima. Aquele seria um gesto de apoio irrestrito à candidatura de Rivando Gois, em substituição ao deputado federal. O presidente do PPS municipal figura, agora, como a opção do partido como candidato a vice. Algo que ainda será debatido internamente, segundo Rivando Gois.
Rivando Gois revela que, na primeira oportunidade em que Almeida Lima teria ventilado a possibilidade de renúncia, o próprio candidato a vice o procurou na residência do deputado e considerou que teria conseguido convencê-lo a manter a candidatura. “Mostrei pra ele que a disputa e o combate já é uma vitória por si. O fato de ganhar ou perder uma eleição é uma consequência da disputa”, revelou. “A gente não pode se apresentar aos eleitores como alternativa e chegar nas vésperas das eleições e renunciar, temos que ter respeito por dois, quatro, cinco mil, dez mil eleitores e hoje o sentimento do PPS é de frustração”, desabafou.
Justificativa
![]() |
Candidatos no estúdio: João Alves está ausente |
Após anunciar a renúncia, Almeida Lima conversou com jornalistas e informou que no dia da eleição viajará com a família, para local ainda não definido, e justificará o voto por não concordar com nenhuma das opções apresentadas, agora, ao eleitorado de Aracaju. Ao ouvir a informação, a candidata do PSTU, Vera Lúcia, não perdeu a oportunidade para pedir o voto. “Fique e vote 16 [o número do partido pelo qual a candidata disputa a PMA]”.
Almeida Lima levou um puxão de orelha da jornalista Polyana Abritta, mediadora do debate, logo no primeiro momento porque o então candidato procurou atacar o adversário, João Alves Filho, candidato do DEM, que optou por não participar do debate, com a justificativa de que, com o gesto, estaria evitando a possibilidade de ser “agredido desnecessariamente, vilipendiado e ofendido pelos adversários”, conforme teor da correspondência encaminhada à TV Sergipe na noite da quarta-feira, 3, assinada pelo representante da Coligação, Walker Martins Carvalho.
![]() |
Jornalistas de emissora não param durante o debate |
Apesar de ausente, João Alves foi sabatinado, mas as perguntas a ele dirigidas foram, logo, repassadas para outro candidato presente, conforme as regras estabelecidas previamente pela TV Sergipe. E todos, indistintamente, lamentaram a ausência do demista.
O diretor de jornalismo da TV Sergipe, Roberto Gonçalves, também se surpreendeu com a atitude de Almeida Lima ao final do debate. “Foi um evento vitorioso na medida em que se vivenciou um fato inédito”, comentou o diretor, numa referência à renúncia anunciada a três dias do pleito em um debate promovido pela emissora. “Havia os comentários [sobre a renúncia de Almeida], mas aqui, sem dúvida, foi uma grande surpresa”, comentou.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B