Ana Lúcia critica projeto da PMA que aterra rio Sergipe

Ana Lúcia (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Como forma de lembrar o Dia Mundial da Água, comemorado nesta sexta-feira, 22 de março, a deputada estadual Ana Lúcia ocupou a tribuna para tratar dos problemas ambientais que os rios sergipanos têm enfrentado, sobretudo no que diz respeito ao assoreamento dos mesmos.

A parlamentar criticou o projeto do prefeito de Aracaju, João Alves Filho, de aterrar o Rio Sergipe para a criação de um estacionamento na Coroa do Meio. “Não se pode cada vez mais, em nome do desenvolvimento, em nome de uma pseudo-urbanização, destruir nossos rios. Falo em pseudo-urbanização, porque só se pode considerar uma urbanização verdadeira se ela tem sustentabilidade, se ela não gera outros problemas para o ser humano e para a natureza”, defendeu.

Ela argumenta que, apesar de algumas figuras públocas terem comparado a obra à urbanização do aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, a construção deste estacionamento é perniciosa para o Rio Sergipe. “A realidade do Rio Sergipe é diferente daquela observada no Rio de Janeiro, pois pois aqui nós temos uma foz. Nós precisamos de um projeto para aquela região que inclua pareceres técnicos e estudos de impacto ambiental e não apenas que seja um projeto arquitetônico”, sugeriu a parlamentar.

Na ocasião, Ana Lúcia apontou para a necessidade de preservação e recuperação dos rios sergipanos. Ela explica que o assoreamento, causado entre outros motivos pela devastação das matas ciliares, é uma realidade dos rios sergipanos, sobretudo do Rio Sergipe, Vaza Barris, Poxim e Rio do Sal.

A parlamentar lembra que, antes da intensificação do seu assoreamento, a foz do Rio Sergipe era localizada na Farolândia, próximo à Unit e apontou ainda que algumas áreas próximas do encontro entre os rios Poxim e Sergipe, estão praticamente impossibilitadas de navegar devido ao assoreamento. “Isso está fazendo com que o mar invada o espaço do rio e se torne mais violento”, esclarece a deputada.

A parlamentar aproveitou o espaço para parabenizar a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que realizou a Semana Hídrica e para lembrar que o Governo do Estado instituiu a Superintendência de Recursos Hídricos.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais