André Moura sofre mais uma derrota, desta vez no TSE

André Moura (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Após ter a candidatura indeferida pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) no último dia 13 de agosto [enquadrado na Lei da Ficha Limpa], o candidato a deputado federal (PSC), André Moura sofreu mais uma derrota. Na tarde desta sexta-feira, 3, ele teve o registro impugnado por improbidade administrativa, inelegibilidade e rejeição de contas públicas. O ministro relator foi Gilmar Mendes.

Assim como o ex-prefeito de Capela, Manoel Messias Sukita (PSB) e o ex-prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PDB) e César Mandarino (PTC), André Moura deverá ir às urnas no próximo domingo, 5, com a candidatura sub judice. Para prevenir qualquer resultado desfavorável, a esposa e ex-prefeita de Japaratuba, Lara Moura, também registrou candidatura no TRE/SE para o cargo de deputada federal.

Relembre

Em junho de 2013, o juiz da Comarca de Japaratuba, Rinaldo Salvino do Nascimento condenou André Moura por improbidade administrativa, alegando atos cometidos na Prefeitura de Pirambu. Em julho de 2014, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe manteve a condenação com base na Lei da Ficha Limpa [que torna inelegível por oito anos o candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado].

A condenação de André Moura, da ex-deputada estadual Lila Moura [mãe de André] e do ex-prefeito de Pirambu, Juarez Batista dos Santos, se deu por “causarem prejuízo de mais de R$ 40 mil, entre janeiro de 2005 e fevereiro de 2007, por usarem linhas telefônicas celulares pagas pela Prefeitura”.

Na ocasião, André Moura garantiu que decisão do juiz Rinaldo Salvino era arbitrária.

Defesa

Através de nota, o assessoria do candidato afirmou o seguinte:

"Em relação à decisão desfavorável do Tribunal Superior Eleitoral – TSE ao recurso solicitado pelo candidato e deputado federal André Moura (PSC/SE), a Assessoria Jurídica informa que a matéria é constitucional, cabendo recurso no TSE e no STF.

Os advogados já estão trabalhando para que dentro do prazo (três dias) sejam entregues os embargos declaratórios. Desta forma, o nome do candidato a deputado federal André Moura contínua devidamente cadastrado nas urnas eleitorais de Sergip".

Por Aldaci de Souza

A matéria foi alterada às 19h05 para acréscimo de nota enviada pela assessoria de André Moura.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais