Antidesmonte: 22 municípios e sete ONG na mira do TCE

Adir Machado: contratos sob suspeita (Foto: Portal Infonet)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) continua com equipes no interior do Estado analisando contratos firmados entre 22 prefeituras e cerca de sete entidades do terceiro setor, que apresentam suspeitas de lavagem de dinheiro, atos de improbidade, corrupção ativa e corrupção passiva e outros crimes de natureza tributária.

De acordo com informações do diretor de Controle Externo de Obras e Serviços do TCE, Adir Machado, em 10 municípios a equipe técnica daquele tribunal atende a diligências solicitadas pelo Ministério Público Estadual e nos outros 12 as visitas são fruto dos trabalhos iniciados no final do ano passado, que as equipes não tiveram tempo de fazer a analise minuciosa de todas as suspeitas que foram surgindo em decorrência dos contratos analisados com as entidades do terceiro setor e outras prefeituras já investigadas.

Há nestes contratos, segundo análise do diretor Adir Machado, situações que apresentam indícios de variadas ilegalidades, que podem caracterizar ato de improbidade administrativa, lavagem de dinheiro e até crime de corrupção ativa e passiva. As suspeitas revelam, conforme Adir Machado, que os gestores tentaram burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal terceirizando o pagamento da folha de pessoal por meio dos contratos com as entidades do terceiro setor.

Adir Machado destaca a existência de saques de dinheiro na boca do caixa, quando os recursos deveriam ser movimentados por meio de cheques ou transferências bancárias. Movimentação que despertaram a equipe técnica para uma possível lavagem de dinheiro. Nestes casos específicos, os contratos também estão sendo investigados pela Polícia Civil.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais