Antidesmonte: operação deve ser concluída em julho

Clóvis Barbosa: expectiva de conclusão em julho (Foto: Portal Infonet)

Os resultados dos desdobramentos da Operação Antidesmonte deverão ser conhecidos até o final do mês de julho. Esta é a expectativa do conselheiro Clóvis Barbosa, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que explica que os trabalhos estão sendo realizados conjuntamente entre as equipes daquele tribunal, do Ministério Público Estadual e também da Polícia Civil, por meio do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Deotap).

Além das equipes concentradas nos municípios de Simão Dias e Frei Paulo, em decorrência dos indícios de irregularidades em contratos firmados com a Associação Evangélica Restaurar, há também inspeções nos municípios de Amparo do São Francisco, Santana do São Francisco, Santo Amaro, Maruim e Nossa Senhora do Socorro.

Nos municípios, os promotores de justiça de cada Comarca estão participando dos trabalhos relacionados à Operação Antidesmonte. Mas as informações são mantidas em sigilo nas três esferas. O promotor de justiça Julival Pires Rebouças Neto, da 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Nossa Senhora do Socorro, informou que muitos documentos relativos aos atos da gestão passada foram solicitados e que estão sendo analisados. “Prefiro não me manifestar neste momento porque tudo é embrionário”, resumiu o promotor.

O conselheiro Carlos Pinna, do TCE, informou que os conselheiros também estão aguardando o resultado das inspeções que estão sendo realizadas pelos técnicos para apresentar parecer mais específico sobre estes indícios de irregularidades. “As inspeções estão sendo conduzidas atendendo pedido do Ministério Público Estadual e da Deotap e agora estamos aguardando os relatórios”, destacou Pinna. Da mesma forma, o procurador geral de contas, João Augusto Bandeira de Mello também revelou que o Ministério Público de Contas também aguarda os resultados das inspeções para apresentar parecer sobre as possíveis irregularidades que estão sendo investigadas.

Adecom

Em Simão Dias, os técnicos também realizaram inspeções em contratos firmados entre a prefeitura e a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades (Adecom). Em nota enviada à redação, a direção da entidade garantiu que a Adecom não está sendo alvo de investigações. De acordo com a nota enviada pela Adecom, as equipes do TCE e da Deotap estiveram na sede da entidade para verificar os aspectos jurídicos da Organização da Sociedade Civil. “A associação recebeu a visita de equipes do Deotap e do TCE/SE, sendo bom frisar que a entidade não é alvo de investigação, inquérito ou mandato expedido pela Justiça de busca e apreensão, conforme afirmação dos agentes que realizaram a visita”, destaca a diretoria, na nota.

A Adecom, conforme a nota, apresentou os documentos solicitados e, por não possuir qualquer vinculação com a entidade, que seria o alvo de investigação na Operação Antidesmonte, a direção da Adecom não teve condições de dar maiores contribuições à equipe da Operação Antidesmonte.

A diretoria confirma que aquela entidade mantém convênios e parcerias com a Prefeitura de Simão Dias, com o Governo do Estado de Sergipe e também com a Empresa dos Correios e que a entidade se mantém disponível para prestar os esclarecimentos necessários sobre estes convênios que mantém com órgãos públicos aos órgãos fiscalizadores.

Por Cássia Santana 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais