Aracaju é integrada ao Pronasci

Momento da assinatura/Fotos: Lízia Martins/AAN

O ministro da Justiça, Tarso Genro e o prefeito Edvaldo Nogueira, firmaram na manhã desta quinta-feira, 2, convênio de cooperação federativa com o objetivo de formalizar a entrada de Aracaju no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).  A solenidade foi realizada no Centro Administrativo Aloísio de Campos e a capital sergipana é a terceira a ingressar no programa.

 

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, não deixa de ser um momento importante para a capital brasileira da qualidade de vida. “É fundamental que possamos pensar e trabalhar cotidianamente e conjuntamente, Estado, município e União, encontrando caminhos para construirmos um novo modelo de segurança pública no nosso país”, acredita.

Edvaldo Nogueira: “cidadão tratado com dignidade”
Edvaldo destacou que fatos históricos demonstram que a segurança pública no Brasil foi tratada de maneira unilateral durante muitos anos, notadamente no período da ditadura militar, quando toda e qualquer possibilidade de manifestação de cidadania era reprimida pela força.

“Esse modelo ficou impregnado no povo brasileiro e o Estado trabalhou durante muitos anos com essa visão de segurança repressora. A criação do Pronasci é um fato extraordinário porque agora passamos a ter uma visão de segurança pública que trata o cidadão com dignidade. O Programa irá permitir um enfrentamento da questão da segurança pública de maneira moderna e atual”, enfatiza.

Enfrentamento à criminalidade

Desenvolvido desde 2007, o Programa tem o propósito de aliar ações sociais preventivas no enfrentamento à criminalidade. O público-alvo é formado por jovens de 15 a 29 anos que se encontram em situações de risco. Até 2012, o Programa investirá R$ 6,7 bilhões em todo o país, através de projetos que funcionarão de forma integrada, atuando no cotidiano das comunidades.

Recursos vultosos

Na solenidade, o ministro da Justiça Tarso Genro disse que o Pronasci começa em 11 regiões metropolitanas, sendo um programa instituído por uma lei federal aprovada por unanimidade pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, que destina vultosos recursos para a área de segurança pública.

“Estamos iniciando uma mudança cultural, institucional, política e financeira na questão da segurança pública que visa construir não somente novas técnicas, mas também uma nova cultura, em que a segurança não é considerada apenas uma questão policial, mas também de políticas preventivas”, garante Tarso Genro.

Com Informações da AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais