Aracaju promove Pré-Conferências de Igualdade Racial

Vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino (Foto: Arquivo Infonet)

Entre os dias 18 de agosto e 21 de setembro, a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizará cinco Pré-Conferências Municipais de Igualdade Racial. O evento, que é uma preparação para a III Conferência Municipal de Igualdade Racial e contará com a presença de representantes dos poderes municipal e estadual, além de organizações não-governamentais, movimentos sociais e sociedade civil, tem como objetivo discutir assuntos relacionados ao enfrentamento do racismo, conquista de direitos das pessoas negras, o combate à intolerância e outras formas de discriminação.

Para a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, a realização das pré-conferências de modo ampliado, através de cinco encontros, reforça o interesse da atual gestão em reconstruir Aracaju em parceria com a sua população. “Temos buscado manter um diálogo próximo com a comunidade, ouvir suas demandas e conhecer suas prioridades. Num tema tão relevante e desafiador quanto à Igualdade Racial não seria diferente. Queremos assegurar a diversidade da representação e, para isso, uma das estratégias é assegurar que as pré-conferências estejam presentes em diversos pontos da cidade”, explicou.

Para o coordenador de Promoção de Equidade da Assistência Social de Aracaju, Paulo Victor Melo, a realização das Conferências é uma conquista democrática. Um espaço importante para a construção coletiva de estratégias e parcerias que busquem a implementação de projetos que visem à promoção da igualdade racial. “Fizemos um levantamento junto ao IBGE e comprovamos o que já observávamos: a maior parte da população da periferia aracajuana é negra. Isso nos faz querer, cada vez mais, entender o que é preciso ser feito, dentro das políticas públicas, para que todas essas pessoas tenham as mesmas oportunidades. Quando falamos de acesso a bens culturais e riquezas, também estamos discutindo questões de raça”, destacou.

A etapa municipal da Conferência ocorrerá em 29 de setembro e a Conferência Estadual deve acontecer até novembro deste ano. Já a Nacional, será realizada em maio de 2018, em Brasília. Todas as etapas têm como tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”. As pré-conferências são abertas ao público em geral. Confira as datas e locais em que serão realizadas na programação a seguir:

Confira a programação:

Data Horário Local Distrito
18/08/17 14h30 Comunidade da Maloca
Endereço: Rua Riachão esquina com Rua dos Estudantes III
25/08/17 14h30 CRAS Santa Maria
Endereço: Avenida Alexandre Alcino, 2577, Bairro Santa Maria

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais