Assembleia aprova consórcio do transporte público

Deputados aprovam projetos (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Os deputados estaduais finalmente aprovaram o projeto de lei que disciplina a formação do consórcio intermunicipal que vai gerir o sistema de transporte público na região metropolitana. Em sessão plenária desta quarta-feira, 28, os deputados também aprovaram o aumento da idade de 70 anos para 75 anos para a aposentadoria compulsória [obrigatória] no serviço público.

Após polêmica durante os debates na Comissão de Constituição e Justiça, os deputados entraram em consenso e não apreciaram a emenda defendida pelo deputado Zezinho Guimarães (PMDB), que previa pagamento de indenizações a empresas que já atuam no sistema de transporte público e que reclamassem prejuízos a partir do processo licitatório que será deflagrado pela Prefeitura de Aracaju.

De acordo com o diretor de comunicação da Assembleia Legislativa, Marcos Aurélio Costa, a proposta defendida por Zezinho Guimarães para contemplar com indenizações as empresas que já operam o sistema de transporte público sequer foi colocada para apreciação na Comissão de Constituição e Justiça. Ele informou que o deputado Zezinho Guimarães, em consenso com os demais colegas de bancada, optou para retirar a emenda e evitar que ela fosse encaminhada para votação.

A deputada Ana Lúcia Menezes (PT) apresentou emenda prevendo a realização de audiências públicas como forma de garantir a participação popular nos debates em torno da problemática do transporte público. Mas as lideranças do Movimento Não Pago garantem que a emenda não contempla o pleito daquele movimento. “Não contempla nossa demanda porque a emenda não diz quais mecanismos serão usados para garantir a gestão democrática e a participação popular”, considera Demétrio Varjão, coordenador do Movimento Não Pago. “A emenda apenas prevê que haja audiência pública e isto está aquém daquilo que deve ser a gestão democrática”, conceitua o líder comunitário.

Assim como o projeto que trata do transporte público, o projeto que aumenta a idade para a aposentadoria compulsória nos serviços públicos foi aprovado pela unanimidade dos deputados presentes. Foram registradas oito ausências em ambas as votações.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais