Em resposta aos atos terroristas e antidemocráticos registrados em Brasília neste domingo, 8, algumas centrais sindicais de Sergipe se reuniram em uma manifestação a favor da democracia no final da tarde desta segunda-feira,9, na Praça Getúlio Vargas, nas proximidades da sede da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Sergipe (OAB/SE).
De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Roberto Silva, o ato teve como objetivo cobrar aos governos Federal e Estadual punições aos participantes e financiadores do ato golpista.
“Cobramos uma resposta enérgica dos representantes e punição, não só de quem participou, mas, principalmente, de quem financiou. Aqui em Sergipe, cobramos medidas para punir quem organizou e financiou a viagem de sergipanos à Brasília para participar do ato. Além disso, queremos que uma lista com os nomes de parlamentares sergipanos, que apoiaram e até financiaram, seja divulgada, para que a população saiba quem são. É preciso uma resposta, não foi fácil recuperar a nossa democracia e não podemos deixá-la morrer”, afirma o presidente.
O ato aconteceu de maneira pacífica, com a presença de representantes sindicais e simpatizantes, que utilizaram bandeiras, faixas e carro de som para proferir palavras de ordem pedir respeito à democracia.
Os atos antidemocráticos
Os atos antidemocráticos estão ocorrendo desde que o resultado das eleições foi divulgado e reconhecido pelo tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu com 50,9%. Inicialmente, os atos estavam ocorrendo nas rodovias federais do país. No entanto, após o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenar que Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as polícias militares intervenham para a imediata desobstrução de todas as vias públicas, que ilicitamente, estejam com seu trânsito interrompido, as manifestações passaram a se concentrar em pontos fixos das capitais. Em Sergipe, eles estavam acampados em frente ao 28º Batalhão de Caçadores, unidade do Exército Brasileiro que fica no bairro 18 do Forte, em Aracaju.
No último domingo, 8, grupos de manifestantes, vindos de vários Estado do Brasil, se reuniram em uma nova manifestação na Praça dos Três Poderes em Brasília. No ato, os manifestantes invadiram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, e quebraram vidraças, móveis e obras de arte.
Por Luana Maria e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B