| |
| Gualberto mostra Regimento Interno a Venâncio (Fotos: Portal Infonet) |
O clima ficou mais uma vez tenso na manhã desta terça-feira, 22, na Assembleia Legislativa de Sergipe devido a não convocação da Comissão de Economia e Finanças, visando a tramitação do Proredes [projeto do Executivo visando o pedido de empréstimo no valor de R$ 240 milhões ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID]. A Comissão de Saúde foi convocada para esta quarta-feira, 23 pelo presidente Gilson Andrade (PTC). Líder do Governo diz que "almas penadas" estão agindo sobre a Alese.
O líder do Governo, deputado Francisco Gualberto (PT) pediu que a presidente da Assembleia, Angélica Guimarães (PSC) ligasse para o pastor Antônio dos Santos para saber quando a Comissão de Finanças seria convocada e não gostou da resposta dando conta de que falasse diretamente com os presidentes das Comissões.
| |
| Angélica: "Minha missão é de ler e pautar os projeto |
“Perguntar não faz mal, nem eu lhe pergunto mais e nem a senhora me pergunta. Manda quem pode e agradece quem tem juízo. Pode mandar e pisar. Até o Império Romano caiu e eu não aceito que a senhora dirija essa casa atendendo a vontade de Amorim”, alfineta Gualberto.
“Não tenho como ligar para o deputado Antônio dos Santos agora, mas o senhor pode fazer isso e perguntar se o projeto será lido. O senhor não está sendo elegante, não estou atendendo à vontade de Amorim. É preciso ter o mínimo de respeito, a minha missão é de ler e pautar os projetos. Ligue para o pastor, se reúnam e resolvam. O senhor está estressado?”, indaga Angélica lembrando que não dirige as Comissões.
Regimento Interno
| |
| Gualberto: "Forças ocultas estão agindo de fora para dentro da Assebleia" |
Com o Regimento Interno em mãos, o líder do Governo e o líder da oposição, Venâncio Fonseca (PP) travaram uma discussão. Para Gualberto, o artigo 72 está sendo desrespeitado. “O Regimento é claro quando diz que os presidentes da Comissões devem designar os relatores, imediatamente assim que receberem a matéria. Até agora o Proredes foi aprovado apenas na Comissão de Constituição e Justiça. A Comissão de Saúde só foi marcada hoje e a Comissão de Finanças, ainda nada. Com isso, são mais quatro dias para analisar, após a convocação”, reclama.
“Eu convoquei a Comissão de Justiça pensando estar tudo certo. Se quiser acione a Procuradoria para reclamar do Regimento”, diz Venâncio.
Ao chegar ao plenário, o pastor Antônio alegou que o projeto não está com ele. “Eu me submeti a uma cirurgia para implante dentário e por isso não compareci semana passada. O projeto não está comigo, está com o relator da CCJ. Quero agradecer ao deputado Zezinho Guimarães, pelo respeito ao falar sobre a minha saúde na imprensa e dizer que ‘os irmãos Amorim costuraram a minha boca’, ironiza.
“Desculpe, errei o nome do dentista”, complementa Zezinho.
Alma Penada
Para Francisco Gualberto “parece que tem uma alma penada, energias ocultas vindo de fora e agindo sobre essa Casa. Todo mundo sabe quem é essa alma penada que fica interferindo no nosso trabalho para atrasar a tramitação e votação do projeto. Vim aqui hoje com a expectativa de que o projeto iria tramitar nas duas Comissões, mas apenas a Comissão de Saúde foi convocada”, enfatiza o líder do Governo.
“Eu não tenho nada a ver. Ele que cobre aos presidentes das Comissões. Cabe a mim, pautar quando os projetos chegarem”, reafirma a presidente da Casa.
Por Aldaci de Souza
