Audiência aconteceu nesta sexta-feira, dia 10 (Foto: Portal Infonet) |
A Assembleia Legislativa (Alese) promoveu nesta sexta-feira, 10, uma audiência pública para tratar sobre o novo Código Florestal e a Crise da Água. Na oportunidade, houve ainda o lançamento do Filme A Lei da Água (Cinedélia e O2 Filmes).
O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista de Sergipe, da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional, da Fundação SOS Mata Atlântica e do Observatório do Código Florestal.
Um dos temas abordados foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que é um registro eletrônico obrigatório para os proprietários rurais e está previsto como um dos mecanismos do Código Florestal.
Em seu discurso, o engenheiro florestal Elísio Marinho da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) destacou que os municípios participarão de um curso de capacitação. “A gente está intensificando a capacitação nos municípios por territórios. Dia 27 de abril haverá uma capacitação em Glória e será aberto ao povo e vamos capacitar para mostrar como fazer a inscrição no CAR. Em 2017 quem não estiver cadastrado perderá o acesso ao crédito”, informa.
Já o ex-vereador Antonio Goes 'Goisinho', destacou que o novo código é um retrocesso. “Tínhamos um código de 1965 da época da ditadura militar que era muito mais avançado em todos os aspectos e sentidos do que o atual e o que fizemos foi um retrocesso. O retrocesso é tão grande que plantadores de soja querem dizer que é a mesma coisa você ter um apartamento e o estado determinar o que deve ser colocado no quarto”, lamenta.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B