Audiência pública abre campanha pelas mulheres em SE

Audiência pública abre programação da Campanha pelo fim da violência contra a mulher (Foto: divulgação)

No Dia Internacional da não-Violência contra a Mulher, 25 de novembro, militantes do movimento de mulheres, professoras, acadêmicas e ativistas se reúnem com o poder público para debater Violência de Gênero e apontar alternativas e políticas públicas para seu enfrentamento.

A audiência, que abre a programação da Campanha Nacional 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, acontece às 14h30 no Plenário da Assembleia Legislativa. A realização é da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada estadual Ana Lúcia, em parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM).

Para provocar o debate, a SEPM convidou o Desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe Edson Ulisses de Melo, que vai abordar “Lei Maria da Penha e a violência contra a mulher na atualidade”, o professor e pesquisador do Departamento de Letras da UFS, Joilson Pereira da Silva, que abordará “A violência contra a mulher: diagnóstico e dados” e o Secretário de Estado dos Direitos Humanos, Antônio Bittencourt, que versará sobre “A Lei Maria da Penha na ótica dos direitos humanos”.

Também estarão presentes na audiência pública a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Maria Teles, que abordará “Políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher” e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alese, deputada estadual Ana Lúcia, que coordenará os debates.

Ana luta pelo fim da violência de gênero

Como mulher e militante dos direitos humanos, Ana Lúcia tem como um dos eixos mais importantes do seu mandato o enfrentamento à violência contra a mulher. Sobre o tema, ela já apresentou duas leis e dois projetos de lei, além de inúmeras indicações e requerimentos que garantiram, por exemplo, a construção da Delegacia da Mulher de Estância.

16 dias de ativismo

A Campanha dos 16 Dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres foi criada no mundo em 1991, através do Centro de Liderança Global de Mulheres e assumida no Brasil pelo Movimento feminista desde 2003. Desde então, mulheres de todo o Brasil e do mundo passaram a desenvolver, a partir do dia 20 de novembro de cada ano (quando se inicia a Campanha), uma série de ações que visam a mobilização em torno do enfrentamento ao machismo e à violência de gênero.

Com informações da Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais