Audiências sobre Plano Diretor discutidas na CMA

Emmanuel volta a ler documento entregue pelo Fórum em maio deste ano (Fotos: Portal Infonet)

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Emmanoel Nascimento (PT), recebeu na manhã desta segunda-feira, 1º de agosto, integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju (FDGA), que cobraram agilidade quanto a realização de audiências públicas principalmente nos bairros de Aracaju para discutir o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Aracaju (PDDUS).  “A Prefeitura atrasou dez anos e se a gente atrasar um ano, já está na frente. Eu quero votar o Plano Diretor, mas não vou atropelar”, disse Emmanuel Nascimento.

No último dia 11 de maio de 2011, os representantes do Fórum apresentaram uma proposta aos vereadores durante reunião no gabinete da Presidência da Casa, referindo-se à quantidade, locais e dinâmica das audiências públicas. “Nós sugerimos a realização de 18 audiências, com intervalo de uma semana”, ressalta  o ambientalista Lizaldo Vieira, lembrando que deverá haver ampla divulgação e a Câmara deve oferecer condições estruturais visando propiciar o acesso e a efetiva participação do povo.

Presidente da Câmara explica que está sendo elaborada uma cartilha

De acordo com Emmanuel Nascimento, o atraso na realização das audiências públicas se deu por conta de um espaço adequado e que seja central. “Nós já entramos em contato com os sindicatos dos Bancários, dos Lojistas e com a Sociedade Semear, mas não tem vaga. Estamos tentando o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Mas estamos agilizando para ouvir todas as entidades. A minha proposta é de que o Código seja discutido por temas, não só em auditórios, mas nos bairros, devendo começar pela Zona de Expansão”, destaca Emmanuel Nascimento.

Informação

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju informou ainda aos integrantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju, que está providenciando um vasto material de divulgação que será distribuído durante as audiências públicas. “Eu precisei fazer um material explicando à população aracajuana o que é Plano Diretor, mandamos fazer uma cartilha e está na fase da revisão ortográfica. A idéia é ainda colocar no vidro traseiro dos ônibus, a mensagem de que todas as informações sobre o Plano Diretor podem ser acessadas por meio do site da Câmara”, afirma.

“Estou abrindo as portas da Câmara Municipal de Aracaju, não quero que a Câmara seja um empecilho. Contratamos o engenheiro Juan Carlos Gortaire Cordovez para nos auxiliar. Ele já participou do outro Plano e vai participar deste”, enfatiza Emmanuel apresentando o engenheiro para tirar as dúvidas dos representantes do FDGA.

Uma nova reunião ficou agendada para esta terça-feira, 02 de agosto no sentido de discutir um calendário de audiências públicas, que também podem acontecer no Plenário da Câmara às terças-feiras [dia de reunião das Comissões], às quintas-feiras [no horário da sessão] ou às sextas-feiras [quando o plenário está liberado].

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais