Autoridades destacam o sentimento de patriotismo

Palco das autoridades (Fotos: Portal infonet)

Comemorando os 190 anos de Independência do Brasil, milhares de pessoas compareceram ao desfile cívico de 7 de Setembro que aconteceu na avenida Barão de Maruim na manhã desta sexta-feira, 7. No Palanque Oficial, várias autoridades, entre elas o bispo auxiliar de Aracaju, Dom Henrique Soares, o governador Marcelo Déda, o prefeito Edvaldo Nogueira e o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.

Com o tema ‘Brava Gente Brasileira’, oito carros alegóricos desfilaram pela avenida com diferentes temas representando a diversidade do povo brasileiro. Segundo o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, vinte escolas se apresentaram com cerca de 2 mil estudantes. “O tema deste ano tem por objetivo despertar o sentimento dos nossos alunos. Hoje temos um grande número de idosos assistindo ao desfile porque cresceram vendo este momento histórico e precisamos passar essa herança para as outras gerações”, ressaltou o secretário.

Belivaldo Chagas destaca a importância do ato

O desfile cívico teve início pela manhã com a apresentação da parada militar, representada pela Marinha, Exército, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar de Sergipe, Guarda Municipal de Aracaju e Colégio Militar de Sergipe, seguidos dos desfiles comunitários e por último das escolas.

O governador Marcelo Déda destaca a data comemorativa como um marco histórico da fundação da nação brasileira, que precisa ser refletida. “Um momento oportuno para homenagear não só os heróis que lutaram pela independência, mas os heróis anônimos que constrói esta história todos os dias. A independência não é feita por homens isolados, mas pelo trabalho do povo brasileiro”, afirma.

O Dia da Independência é também  uma data de reflexão para a Igreja Católica, que segundo o bispo auxiliar Dom Henrique, participou diretamente na formação dos brasileiros. “Os católicos precisam repensar esta data histórica que é um momento de comemoração e desafio para os cristãos. Precisamos renovar a consciência para construção de uma sociedade mais justa em que as diferenças são respeitadas”, explica Dom Henrique.

Patriotismo marca o desfile de 7 de Setembro

A última escola a se apresentar  foi o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, como é de costume. Já o encerramento ficou por conta da apresentação dos pelotões dos representantes do Departamento de Educação Física e Diretoria de Educação de Aracaju.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais