Bezerra pedirá intervenção no Hospital de Urgência

Bezerra: "o que falta ao MP para pedir a intervenção no Huse?" (Foto: Arquivo Infonet)

O secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, participará de audiência na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa na próxima quinta-feira, 20, para explicar os investimentos do Governo nesta área e também justificar os problemas que a população enfrenta no atendimento em hospitais mantidos pelo Estado em Sergipe.

O secretário enfrentará uma acirrada oposição, que já levanta a bandeira por uma intervenção do Ministério Público Estadual no Hospital de Urgência de Sergipe. O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), vice-líder da bancada de oposição da Assembleia Legislativa, por exemplo, aproveitou o momento dedicado a homenagens do Legislativo Estadual aos médicos de Sergipe nesta terça-feira, pela passagem do Dia do Médico (18 de outubro), para cobrar do Ministério Público Estadual medidas para promover a intervenção no Huse.

Para o parlamentar, a unidade de saúde se transformou em “fábrica de aleijados”. “Peguei a palavra de um médico que trabalha no hospital e mostrei a realidade. Ele chegou a dizer que hoje o Hospital João Alves (Huse) é uma fábrica de aleijados”, explicou o parlamentar. “A pessoa chega com uma fratura e passa três meses para ser atendido e três meses para fazer uma operação significa dizer que o osso vai colar de forma errada e, no dia da cirurgia, vai ter que quebrar de novo a perna do paciente para colar no lugar certo”, explica o parlamentar.

Para o parlamentar, devido aos problemas da unidade de saúde, os médicos não têm o que comemorar na passagem do Dia do Médico devido à falta de atenção do Governo às condições de trabalho nos hospitais públicos, especialmente no Hospital de Urgência. E, como consequência, o ideal é fazer a interdição dos gestores daquela unidade de saúde, na ótica do parlamentar.

“Quero deixar claro que não é interdição, não é fechamento. É a intervenção: tirar os diretores e o Ministério Público assumir junto com o Sindicato dos Médicos e com a Somese a administração do hospital”, explica o deputado. “É preciso que alguém neste Estado tome responsabilidade porque fatos lamentáveis estão acontecendo”, enalteceu.

O parlamentar denuncia que uma idosa, com 86 anos, teria sido obrigada a ser transferida de uma maca para uma cadeira de rodas, justamente para que a maca fosse utilizada por um outro paciente que, supostamente, estaria em situação mais grave. “Então eu pergunto: o que está faltando ao Ministério Público para pedir a intervenção no Hospital?”.

Gualberto não se preocupa com opção de Bezerra  (Foto: César Oliveira)

Ele informou ao Portal Infonet que adotará providências legais para enviar pedido ao MPE sugerindo a intervenção, diante do “descalabro” da atual gestão. Augusto Bezerra sugere que o Governo permaneça repassando os recursos para o Huse e que a administração seja feita por uma comissão especial formada por membros do Ministério Público, do Sindicato dos Médicos e da Somese.

Boas perspectivas

A ideia de Augusto Bezerra encontra resistência do Governo. O deputado Francisco Gualberto (PT), líder do Governo, prefere não dar ouvidos aos argumentos de Bezerra. “Ele defende o quê? Quem está defendendo uma intervenção no Huse?”, questionou Gualberto antes de responder. Ao ouvir a resposta, Gualberto complementou, sem cerimônias. “Não tenho nada para comentar. Se é o deputado Augusto Bezerra que está propondo isso, está explicado. Toda sociedade de Sergipe compreende e eu não tenho nada a comentar”, resumiu.

O deputado Francisco Gualberto anunciou que o secretário Antonio Carlos Guimarães fará uma explanação positiva das ações do Governo para a área de saúde, apesar de reconhecer a existência de problemas no atendimento. Na ótica do parlamentar, os problemas serão sanados com os novos investimentos que já estão sendo feitos pelo Governo do Estado.
“Todos nós sergipanos conhecemos os problemas da saúde pública e privada em Sergipe e no Brasil e posso até dizer que, com todos os problemas que temos em Sergipe, estamos em situação melhor”, comenta o parlamentar.

O deputado não esconde o otimismo. “Estamos em situação melhor, o que não quer dizer que não precisamos melhorar. Mas o que está se preparando em Sergipe trará, em breve dias, o melhor, como por exemplo o descongestionamento do Hospital de Urgência”, diz Gualberto.

Ele se refere à inauguração prevista do Hospital de Estância, ampliação de leitos em Itabaiana, ampliação do atendimento em Lagarto, Hospital de Porto da Folha e de Simão Dias. “Quando tudo isto estiver azeitado, funcionando, obviamente teremos o desafogamento no Hospital de Urgência. Estamos fazendo isso porque nos governos passados o que se fazia era fechar hospitais”, comenta.

Gualberto também destaca como preocupação do Governo o orçamento para a área de saúde, que está previsto um aumento em torno de 34,31% para 2012. De acordo com informações do parlamentar, para o orçamento de 2012, que ainda será votado pelo Poder Legislativo Estadual, estão previstos investimentos de R$ 963.892.408,00, representando um incremento de R$ 246.250.969,00, se comparado com o orçamento de 2011.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais