Biometria: TRE reduz tentativas para agilizar votação

Eleitores terão quatro chances para identificar-se 

O Tribunal Regional Eleitoral reduziu em 50% o número de tentativas para identificar o eleitor através do sistema de biometria. Antes, o limite era de oito tentativas, segundo informações do o coordenador de Planejamento, Estratégia e Gestão do Tribunal Regional Eleitora de Sergipe (TRE), Marcelo Gerard. Mas nas eleições deste domingo, 2, o número de tentativa será reduzido para quatro, um procedimento adotado pela Justiça Eleitoral, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para agilizar o processo eleitoral em todo país.

Não sendo reconhecida a digital dos eleitores, o TRE utilizará o procedimento de habilitação sem a biometria, o que tornará o processo eleitoral mais ágil, segundo o coordenador do TRE. Para evitar morosidade no processo eleitoral, o eleitor deve consultar a cola, que indica os respectivos números dos candidatos, sem sofrer qualquer influência de cabos eleitorais.

Sergipe contém 5.213 seções eleitorais distribuídas em 36 zonas eleitorais e, para atender a este exército de eleitores, o TRE dispõe de 6.789 urnas eletrônicas, incluindo as 1.576 urnas reservas de contingência, para substituir aquelas que, por ventura, apresentem problemas. “A contingência normalmente resolve. Mas se a contingência não resolver teremos um procedimento específico com votação em papel e há todo o planejamento para isso”, destacou.

A expectativa é que cada eleitor vote em cerca de 15 segundos, na perspectiva do resultado final da apuração ser conhecido entre às 20h30 e 21h.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais