Brasília reunirá secretários de Saúde em evento promovido pela FAMES

O presidente da FAMES, Alan Andrelino, informou que o evento já recebeu a inscrição de mais de 90 pessoas. (Foto: Fames)

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), promoverá o Encontro de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe entre os dias 1º a 3 de agosto de 2022, em Brasília.

O evento tem o objetivo de promover a interação entre os secretários e secretárias municipais de Saúde, técnicos da CNM e do Ministério da Saúde, permitindo otimizar a busca de informações e soluções para as dificuldades comuns aos municípios sergipanos, principalmente, em relação à aplicação dos recursos financeiros federais. Entre as principais pautas, o evento deve discutir e esclarecer sobre os relevantes pontos do programa Previne Brasil – o modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) – que estabelece novas regras de repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal.

O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que precisa atender aos critérios que incluem a capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional. Desta forma, a mudança de repasse motivou a FAMES a realizar o encontro, que além de técnico e de integração, tem o propósito de mediar e construir a relação entre os gestores municipais, as equipes das Secretarias de Saúde dos municípios de Sergipe e os técnicos de Brasília, para que tenham autonomia na busca de esclarecimentos e de informações adequadas que possam auxiliar na prestação de melhores serviços de saúde.

O presidente da FAMES, Alan Andrelino, informou que o evento já recebeu a inscrição de mais de 90 pessoas, entre secretários municipais de Saúde, técnicos da área e prefeitos. “A Federação dos Municípios está aprimorando os atendimentos técnicos às gestões, que desta vez promoverá em Brasília, um evento técnico e de integração entre os gestores municipais e equipes técnicas da Saúde. Desta forma, estamos estimulando também, o desenvolvimento de políticas públicas que beneficiem a melhoria dos serviços de saúde prestados à população sergipana”, disse o presidente.

O encontro será realizado na sede da CNM e recebe o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Saúde, e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE).

Fonte: Ascom/FAMES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais