Cacique Xokó fala sobre necessidade da tribo

(Fotos: Alberto Dutra)

O espaço Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) foi ocupado nesta segunda-feira, 8, pelo cacique Apolônio Xokó. Na oportunidade, o representante da tribo que reside na Ilha de São Pedro, no município de Porto da Folha, fez um breve resgate da história da comunidade indígena, suas conquistas e também destacou a necessidade dos índios Xokós de ter uma casa de apoio na capital sergipana.

“São muitas as conquistas do nosso povo nos últimos anos. Vários foram os líderes que tombaram em luta pela terra. Fui escolhido pela tribo e assumi a responsabilidade de me tornar uma grande liderança indígena. E é em nome da nossa comunidade que venho aqui pedir o apoio do Poder Legislativo para conseguirmos uma casa de apoio em Aracaju para que os índios possam ter um lugar para ficarem quando da realização de exames e resolução de problemas aqui na capital”, disse Apolônio Xokó.

Ainda em seu discurso, o cacique Xokó lembrou da entrega da igreja São Pedro à comunidade indígena e fez um convite aos parlamentares e sergipanos. “No dia 26 de março, o governador Marcelo Déda nos entregou a igreja reformada e no dia 9 de setembro receberemos bancos e cadeiras para a celebração de missas. É também nesta data que festejaremos os 32 anos de conquista da Ilha de São Pedro e, por isso, convido a todos para participarem da celebração que contará com missa, com a dança do toré e um almoço comunitário para os amigos”, destacou o cacique.

Presidindo a sessão, o vereador Danilo Segundo (PSB) parabenizou o cacique Apolônio Xokó pelo seu pronunciamento e ressaltou que o Poder Legislativo está atento à história e necessidades da comunidade indígena. “Tenha certeza Apolônio que esta Casa Legislativa está sempre de portas abertas para as lutas dos índios. Estamos sempre à disposição e sensível ao povo indígena quem vem conquistando, com sucesso, o seu espaço”, afirmou Danilo.

Fonte: CMAJU

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais