Caixa pode fechar 120 agências do banco em todo

Presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi (Foto: Agência Caixa de Notícias)

Em entrevista coletiva concedida à imprensa nesta última terça-feira, 28, em São Paulo, o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, informou que a Caixa poderá fechar até 120 agências em 2017. Segundo ele, a intervenção será em agências deficitárias e entre as alternativas há possibilidade de fechamento, fusão, diminuição de estrutura ou remanejamento de agências para outro local. Em Sergipe, a assessoria de imprensa informa que ainda não tem dados regionais para o Estado. “Estamos aguardando diretrizes da base nacional”, diz. 

No entanto, segundo a diretora do Sindicato dos Bancários de Sergipe e funcionária da Caixa Econômica Federal, Rosi Santos, informa que há perspectiva de fechamento de agências no Estado. “Isso é preocupante porque o que é preciso acontecer nas agências da Caixa aqui em Sergipe é o aumento do número de funcionários para melhor atender a população”, explica.

Ela diz que em Sergipe existe uma lista do cadastro de reserva do último concurso público realizado no Estado, em 2014, mas até agora só foram chamados 8 bancários. Rosi Santos informa que baseada nas próprias estatísticas apresentadas por Gilberto Occhi no dia de ontem, a Caixa tem gerado lucro, portanto não seria necessário o provável fechamento de cerca de 120 agências em todo país.

Diretora do Sindicato dos Bancários de Sergipe e funcionária da Caixa Econômica Federal, Rosi Santos (Foto: Arquivo Portal Infonet)

“O presidente da Caixa apresentou que a instituição teve redução de 42% nos lucros em relação ao ano de 2015, o que está interferindo no pagamento da PLR [Participação dos Lucros e Resultado] dos funcionários, pois nem todos vão receber agora. Mas, mesmo assim, a Caixa teve um lucro de R$ 4,1 bilhões em 2016, segundo ele mesmo informou”, afirma ela.

A diretora do Sindicato dos Bancários de Sergipe informa, ainda, que tem observado um desequilíbrio na gestão da Caixa Econômica Federal, em consequência de uma política nacional de enfraquecimento do banco público. “A nova política econômica adotada no Brasil é de enfraquecimento dos bancos públicos. Em nossa opinião, o fechamento das agências da Caixa diminui o acesso da população ao banco. É uma política contrária a de banco público”, diz.

Por Moema Lopes 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais