Câmara avalia projetos que mudam dinâmica do transporte coletivo da capital (Foto: Arquivo Infonet) |
Um projeto do vereador Seu Marcos (PHS) que estabelece a cobrança de meia-passagem no transporte coletivo da região metropolitana da capital nos dias de domingo foi aprovada em segunda votação na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira, 13. A justificativa é de que irá contribuir para o desenvolvimento na mobilidade urbana.
A proposta obriga as empresas a manter a escala normalmente no dia. O autor explicou que o valor da tarifa dificulta o acesso ao lazer pelas famílias mais carentes. “Beneficia também quem trabalha aos domingos também. Queremos facilitar esse transporte, já que passamos por uma crise financeira. Muitos vivem com salário mínimo, e sabemos que pagar passagem em uma família inteira compromete o orçamento”, comentou.
Seu Marcos tem dois projetos que dispõem sobre transporte na Casa (Foto: Portal Infonet) |
Há a previsão ainda de que, caso haja descumprimento, será aplicada uma multa de mil reais por pessoa lesada, a ser recolhida pela Prefeitura de Aracaju. Havendo reincidência, as empresas poderão ter suas atividades suspensas temporariamente e o direito de operar no transporte público cassado.
Outras propostas de transporte
Projeto aprovado de Lucas Aribé torna obrigatório ar-condicionado em ônibus (Foto: César de Oliveira/Arquivo Infonet) |
Outras duas propostas que englobam o transporte coletivo da região metropolitana também tramitam na Câmara. Um deles é também de Seu Marcos (PHS), e assegura a redução da idade mínima para obter benefício de gratuidade nos ônibus. A ideia é que a partir dos 60 anos, idosos estejam isentos de pagamento, mediante apresentação de documento oficial com foto. Hoje, quem tem o direito são pessoas que têm idade acima de 65 anos. Este projeto foi aprovado em redação final e segue agora para a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira.
Lucas Aribé (PSB) criou um projeto que obriga as empresas que circulam na capital a operar os veículos com aparelhos de ar-condicionado. O prazo previsto para atender à medida é de cinco anos. A proposta teve parecer contrário da comissão de Obras, Serviços Públicos, Transporte e Meio Ambiente, o que não inviabilizou a aprovação em redação final. Agora, a proposta segue para sanção do prefeito Edvaldo Nogueira.
Por Victor Siqueira
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B