Câmara cortará 15% dos cargos comissionados

Nitinho Vitale: 'vou cumprir a recomendação do Ministério Público' (Foto: Portal Infonet)

A Câmara Municipal de Aracaju reduzirá em 15% o número de cargos comissionados em um prazo de 60 dias, para cumprir recomendação do Ministério Público Estadual como medida emergencial para minimizar as distorções provocadas pela desproporcionalidade entre o número de comissionados e de servidores efetivos, que alcança a algo em torno de 1000%, segundo constatações do próprio Ministério Público em termo de audiência, que ocorreu na manhã da segunda-feira, 4, na sede do MPE, em Aracaju.

O vereador Nitinho Vitale (PSD), presidente da Câmara Municipal, garantiu, nesta terça-feira, 5, que pretende cumprir as recomendações do MPE, mas ainda não definiu os critérios que serão adotados para reduzir o número de comissionados. “Vamos reunir todos os vereadores para encontrar a melhor forma para cumprir a determinação”, diz Nitinho.

Conforme recomendação do MPE, os vereadores também estão impossibilitados de aumentar os gastos com pessoal, até a nomeação dos aprovados em concurso públicos, que deverá ser realizado pela Câmara. O presidente da Casa Legislativa garante que pretende lançar o edital do concurso público no próximo ano. Da audiência no MPE, conduzida pelos promotores de justiça Bruno Melo e Luciana Duarte, participaram os vereadores Nitinho Vitale, Antonio Bittencourt (PC do B), líder do prefeito na Câmara, Elber Batalha Filho (PSB) e Isac Oliveira (PC do B), acompanhados do advogado da Câmara, José Gomes Britto Neto.

Ficou esclarecido que o número de servidores comissionados varia de acordo com a estrutura dos gabinetes de cada parlamentar, que dispõem de verba própria para esta finalidade. Cada vereador recebe R$ 25 mil e tem a liberdade de nomear os seus respectivos assessores. Na audiência, ficou também esclarecido que o Poder Legislativo Municipal tem característica peculiar, com característica orgânica diferenciada. Mesmo assim, os promotores de justiça alertaram para a necessidade de redução no número dos comissionados em atenção ao princípio constitucional da proporcionalidade.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais