A Câmara Municipal de Itabaiana agendou nova eleição da Mesa Diretora para a próxima quarta-feira, 19, às 10h30. A medida atende decisão da juíza Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande, da segunda Vara Cível do município, determinando que a Câmara de Vereadores realize novas eleições para a Mesa Diretora para o biênio 2019/2020.
De acordo com o Procurador do Legislativo de Itabaiana, Alysson Andrade, a portaria marcando nova eleição foi publicada na manhã desta segunda-feira, 17, pelo presidente atual José Teles de Mendonça.
Na decisão, a juíza deixa claro que a nova eleição deve ocorrer até o fim do ano de 2018, passível de multa por descumprimento no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Entenda o caso
A eleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2019-2020 aconteceu no dia 26 de outubro de 2017. O resultado definiu que, a partir de 2019, Ivoni Andrade (PMDB) seria a presidente, Arivaldo de Rezende (PMDB) vice-presidente, Paulo Messias (PMDB) e Sinvaldo Góis (PMDB) seriam primeiro e segundo secretários, respectivamente.
Depois da eleição, o atual vice-presidente, vereador Carlos Vagner (Vaguinho de Vado) entrou com um mandado de segurança solicitando a anulação da mesma, alegando algumas irregularidades, a exemplo, do adiantamento do pleito.
Em março de 2018, a juíza Taiane Danusa Gusmão Barroso Sande, juíza da 2º vara cível de Itabaiana, deferiu o mandado de segurança impetrado pelo vereador Carlos Vagner, atual vice-presidente da Câmara de Vereadores de Itabaiana, e tornou nula a eleição da mesa diretora da Casa para o biênio 2019-2020.
Os vereadores eleitos entraram com recurso contra a decisão de anulação da mesa, mas essa apelação ainda não foi julgada e ontem, saiu nova decisão de cumprimento provisório de sentença, determinando nova eleição.
por Raquel Almeida
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B