Câmara de Laranjeiras realiza audiência sobre a Fafen

Por se tratar de uma audiência pública muitos tiveram a oportunidade de dar sua contribuição ao evento (Foto: TDantas Comunicação/ASCOM CML)

A Câmara Municipal de Laranjeiras realizou na tarde desta terça-feira, 27, audiência pública para debater o possível fechamento da fábrica da Petrobras/Fafen em Sergipe. Participaram do ato sindicalistas, deputados estaduais que fazem parte da comissão criada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para tratar sobre esta questão, prefeitos e vereadores dos municípios de Laranjeiras, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas, Rosário do Catete, Maruim, Nossa Senhora do Socorro e até de Camaçari (Bahia), onde também existe uma empresa Petrobras/Fafen que passa pelo mesmo problema.

Com palavras de ordem, "Se a Fafen hibernar nós vamos ocupar",  a classe política e sindicalistas debateram os impactos que serão causados em Sergipe e Bahia com o fechamento das duas fábricas de fertilizantes, uma localizada em Laranjeiras-SE e a outra em Camacari-BA.

Os participantes junto com a população presente  avaliaram que a hibernação, ou seja, o fechamento defendido pela Petrobras, não é a melhor solução, já que a taxa de desemprego vai aumentar consideravelmente por conta da cadeia produtiva existente em torno da FAFEN.

“Boa parte da economia de Laranjeiras e de Camaçari é movimentada pela Fafen, de forma direta ou indireta. No entorno do bairro Pedra Branca, em Laranjeiras, por exemplo, existe diversas empresas que podem fechar as portas; são transportadoras, misturadoras, hotéis e pousadas, restaurantes, entre tantas outras. Por isso, é preciso unir forças da nossa bancada federal, de deputados e senadores, além do governador, vereadores e prefeitos, para juntos, encontrarmos uma solução”, disse o vereador Jânio Dias, vice-presidente da Câmara de Laranjeiras.
Ainda de acordo com o vereador, 250 trabalhadores efetivos e 475 terceirizados serão afetados diretamente, tendo em vista que os efetivos serão transferidos para outras unidades da empresa e os demais ficarão desempregados.

O representante do legislativo municipal acrescentou também que os prejuízos acumulados pela companhia se deve aos altos custos de insumos para a produção de Ureia, Amônia, Gás Natural e Sulfato de Amônia e o baixo custo dos fertilizantes importados.

Por se tratar de uma audiência pública muitos tiveram a oportunidade de dar sua contribuição ao evento, à exemplo dos vereadores de Camaçari,  do ex-prefeito de Laranjeiras,  Juca de Bala, dos deputados estaduais Murilo Matos,  Georgeo Passos,  Paulinho Filho,  Gorete Reis e Ana Lúcia, representando o prefeito de Laranjeiras, Paulao da Varzinhas, a vice-prefeita Sueli Alves, vereador de Laranjeiras, Adriano de Pedra Branca,   o ex-funcionário da Fafen Amilton, sindicalistas do Sindipetro SE/BA, dentre outros.

Boa Notícia

Em reunião realizada em Brasília na tarde de ontem, entre os governadores da Bahia e Sergipe e a bancada política dos dois estados, o presidente da Petrobras, Pedro Parente aceitou a sugestão do governador Jackson Barreto em conjunto com a de André Moura em estabelecer o prazo de 120 dias, a contar a partir de 30 de junho, para analisar alternativas de continuidade das atividades da FAFEN.

TDantas Comunicação/ASCOM CML. 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais