Câmara recebe pedido de impeachment contra prefeita

Gerana: risco de impeachment (Foto: Facebook)

A Câmara Municipal de Vereadores de Riachão do Dantas recebeu pedido de impeachment formalizado pelo advogado Carlos Augusto Guimarães Pinto Júnior contra a prefeita Gerana Gomes Costa Silva (PT do B), acusada de pagar salários para cargos inexistentes na estrutura administrativa da prefeitura e descumprir ordem judicial, além de não repassar corretamente os recursos para a Câmara Municipal de Vereadores.

O advogado explica que encontrou irregularidades na prefeitura que se caracterizam como flagrante crime de prevaricação. De acordo com o advogado, o município de Riachão do Dantas ingressou, em 2016, com ação de execução contra o ex-prefeito Laelson Menezes [esposo da atual prefeita], que foi condenado pelo Poder Judiciário e também pelo Tribunal de Contas do Estado a devolver recursos ao município em valores superiores a R$ 609 mil, decorrentes de pagamento indevido de diárias.

Além desta irregularidade, que beneficiou diretamente o marido da prefeita, há outras irregularidades também classificadas graves. Conforme o advogado, a prefeita está pagando salários a servidora que ocupa cargo inexistente na estrutura administrativa do município. Segundo o advogado, a prefeita Gerana Gomes encaminhou para a Câmara de Vereadores projeto de lei criando cargos de secretário adjunto, mas os vereadores rejeitaram a proposta.

Guimarães Júnior: ilegalidades geram impeachment (Foto: Arquivo Pessoal)

Mesmo assim, conforme o advogado, a prefeita nomeou uma senhora para exercer a função de secretária adjunto. “Por não haver na estrutura do município a existência de tal cargo, acabou o município por realizar pagamentos salariais a pessoa lotada em cargo que não existe”, destaca o advogado. Além destas ilegalidades, o advogado garante que a prefeita não cumpre a Constituição Federal e está repassando o duodécimo para a Câmara de Vereadores em valores inferiores aos previstos em lei, irregularidade, na ótica do advogado, que pode “ensejar no crime de responsabilidade”.

O Portal Infonet tentou ouvir a prefeita. A assessoria de imprensa informou que ela só se manifestará sobre a questão quando for notificada pela Câmara de Vereadores. O Portal permanece à disposição. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais