![]() |
(Foto: Ascom TRE/SE) |
Lançada na última quarta-feira,16, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Campanha do Jovem Eleitor já se espalha por emissoras de rádio e TV de todo o país. O slogan “Vem para a urna” e o mote “Eu me represento: eu voto” definem a proposta da Justiça Eleitoral para a conscientização.
Os materiais de divulgação, a exemplo de cartazes e teasers de TV, apresentam a imagem de jovens em situações cotidianas para gerar identificação no público entre 16 e 18 anos – foco da campanha, para o qual o alistamento eleitoral é facultativo. Filmete, spot e teaser de rádio são outros artifícios que compõem a campanha do TSE, cuja veiculação já foi iniciada em emissoras de rádio e TV sobretudo durante o horário nobre.
Como parte da campanha, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) realizam a 'Semana do Jovem Eleitor' entre os dias 21 e 25 de outubro. O objetivo é antecipar a procura dos jovens entre 16 e 18 anos pelo registro eleitoral, evitando transtornos no término do período de alistamento – no caso, maio de 2014.
Em Sergipe, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) se utiliza de palestras e distribuição de cartilhas educativas para alcançar a juventude, esclarecendo dúvidas e trazendo informações diversas sobre o processo eleitoral. Outra dinâmica aplicada é a simulação de voto, proporcionando o primeiro contato dos jovens com a urna eletrônica. Esta metodologia é aplicada pelo projeto 'Eleitor do Futuro', parceiro da Semana.
Entre julho e setembro, o projeto já atendeu cerca de 3 mil jovens nos municípios de Moita Bonita, Ribeirópolis, Nossa Senhora Aparecida e Aracaju, através da visitação de 14 escolas.
A campanha do Jovem Eleitor também está sendo divulgada na página oficial do TSE na internet e no Twitter:
Fonte: Ascom TRE/SE