Candidatos colocam campanhas nas ruas esta semana

(Foto Ilustrativa (Arquivo Portal Infonet)

Os candidatos às eleições de 5 de outubro em Sergipe estarão colocando as campanhas oficialmente nas ruas esta semana, mas muitos eleitores ainda não sabem quais as atribuições de cada cargo. Foram registradas para o Governo do Estado, cinco candidaturas, cinco para vice; quatro para o Senado, com oito suplentes; 81 para deputado federal e 153 para deputado estadual.  Com isso, está aberta a temporada de promessas que muitas vezes não são cumpridas.

Apesar do grande número de candidatos, além das vagas para governador e vice, são duas para o Senado; oito para a Câmara Federal e 24 para a Assembleia Legislativa de Sergipe. Todos os postulantes a um desses cargos terá até pouco antes do processo eleitoral para convencer os eleitores, seja em comícios, visitas às residências, distribuição de panfletos, colocação de faixas, cartazes e outdoors, carros de propagandas e principalmente horário de propaganda gratuita nas emissoras de rádio e da TV.

Entre as principais promessas, a de resolver todos os problemas nas áreas de Saúde, Educação, Segurança, Habitação, Transporte, Emprego e Lazer, ou seja, os maiores reclames da população.

Atribuições

São atribuições do governador eleito para uma gestão de quatro anos, representar o poder da administração estadual e o Estado nas relações jurídicas, políticas e administrativas. O governador deve defender os interesses junto à Presidência da República e buscar investimentos e obras federais.

O senador tem a função de julgar o presidente e o vice-presidente da República, os ministros do Supremo Tribunal Federal, membros do Conselho de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, Procurador-Geral da República, Advogado Geral da União, Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Isso além de autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.

Entre as atribuições dos deputados federais estão, elaborar o regimento interno, fiscalizar os atos do Poder Executivo e autorizar a instauração de processo contra o presidente e vice-presidente da República e ministros de Estado, além de fiscalizar os atos do Poder Executivo. E dos deputados estaduais estão, legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais. Além de fiscalizar as contas do governo estadual, criar Comissões Parlamentares de Inquérito e outras atribuições referentes ao cargo.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais