Capoeira em destaque na Câmara de Vereadores

Sessão Especial foi presidida pela vereadora Rosângela Santana (Fotos: Portal Infonet)
A Câmara Municipal de Aracaju realizou nesta segunda-feira, 27, uma Sessão Especial em homenagem à Capoeira. A sugestão foi da vereadora Rosângela Santana (PT) com a finalidade de apresentar aos parlamentares o esporte que está acessível a todo e qualquer público, seja criança, idoso ou portador de necessidade especial.

 

De acordo com Rosângela Santana, a capoeira alcançou reconhecimento internacional. “Ela se tornou o mais novo Patrimônio Cultural Brasileiro. A capoeira significa uma herança cultural calorosa, por isso os grupos de capoeira precisam de apoio e de espaço para poder incentivar mais a nossa raiz brasileira”, ressalta a vereadora.

 

Mestre Robson defende a inserção da capoeira na grade curricular
Na Tribuna, o professor Robson Santos falou sobre a importância da discussão do tema entre os vereadores de Aracaju. “É um momento histórico em que debateremos a capoeira juntamente com os parlamentares. A capoeira é muito importante nos aspectos físicos, culturais, históricos, artísticos, lúdicos e criativos”, enfatiza Mestre Robson.

 

Ele destacou ainda a necessidade da inclusão da capoeira na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino. “A Secretaria Municipal de Educação precisa garantir a inserção da capoeira no curriculum para que a ela não venha a ser mostrada apenas no Dia do Folclore e no Dia da Consciência Negra. A capoeira precisa ser mais respeitada, mais valorizada, precisa estar em debate”, entende Mestre Robson.

 

Também participou da Sessão Especial, o Mestre Beija Flor, que falou sobre o Projeto Capoeira Inclusiva, lançado na Apae. “O projeto é baseado na sociabilização e elevação de auto-estima dos alunos com Síndrome de Down e paralisia cerebral, que passam a superar seus limites”, explica.

 

O debate com os vereadores contou ainda com a presença do presidente da Federação Sergipana de Capoeira, mestre Papuá e representantes dos grupos de capoeira Mangangá, Negaça, Novos Irmãos, Filhos da África, Irmãos Unidos e Arte Brasil.

 

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais