Carroceiros protestam contra Projeto de Lei na Câmara de Vereadores

A concentração acontece na Câmara de Vereadores (Foto: Portal Infonet)

Diversos carroceiros, liderados pelo vereador Palhaço Soneca (PPS), organizaram uma manifestação, na manhã desta terça-feira, 4, na porta da Câmara de Vereadores de Aracaju. O intuito é declarar a insatisfação com o projeto de lei que prevê o fim gradativo de circulação de carroças na capital em seis anos. O projeto estabelece que, dentro de seis anos, a atividade de carroça deixe de existir em Aracaju, tanto por conta dos maus-tratos aos animais, quanto pelas condições ruins em que operam os homens. A ideia é que hajam cursos profissionalizantes e de alfabetização, para que os carroceiros possam desempenhar outras atividades.

Dezenas de carroças fecharam a rua Itabaiana. Lá, receberam o apoio de alguns parlamentares que votaram contra a proposta, como Manoel Marcos (PSDB) e Antônio Bittencourt (PCdoB). “Respeitamos quem apresentou o projeto, mas isso está errado, equivocado”, disse o líder do prefeito na Casa.

Carroceiro Diógenes dos Santos

Revoltadas, as pessoas que desempenham a atividade acreditam que se aprovado, o projeto irá prejudicar sua sobrevivência. Foi o que disse o carroceiro Diógenes dos Santos. “Vai deixar os pais de família desempregados. Quem vai dar de comer aos meus filhos? Vão destruir a imagem dos carroceiros, a vereadora tem que se ocupar de outra coisa”.

Kitty Lima (Rede) lamentou que o Palhaço Soneca atue colocando os carroceiros contra ela. “Está sendo feito de uma forma lamentável, inclusive colocando em risco a minha pessoa. Nem o projeto para eles foi lido. Queríamos fazer uma comissão para eles entenderem o projeto e ele impediu. Com o projeto, eles vão sendo alfabetizados, a família estará inserida. A iniciativa privada pode participar. O problema é pessoal, eu sou perseguida há muito tempo, desde que propus um projeto que desconta do salário dos vereadores faltosos, desde que fiz publicações reclamando da falta de quórum”, reclamou.

Tramitação

A proposta tramita na Câmara em segunda votação, etapa em que são apresentadas emendas. A matéria está na pauta desta terça-feira, 4.

Soneca

“Não tenho nada contra a vereadora. A gente tem que sentar, discutir o projeto, porque do jeito que está, os carroceiros não aprovam. A ideia estabelece que façam cursos, mas como um senhor de 55 anos vai entrar no mercado de trabalho?”, respondeu Soneca.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais