Projeto foi proposto pela deputada Maria Mendonça (PP) |
A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei Ordinária (PLO 21/2017), proposto pela deputada estadual Maria Mendonça (PP), que confere à castanha de caju, do povoado Carilho, no município de Itabaiana, o título de patrimônio cultural imaterial de Sergipe. A matéria, agora, segue para sanção governamental.
“É uma castanha, cujo processo de torrefação é natural, sem a utilização de aditivos químicos, com toda a observância aos preceitos de sustentabilidade”, enfatizou Maria, ao defender a sua propositura. Ela ressaltou que mais de uma centena de famílias, residentes no povoado Carilho, tiram o sustento a partir do beneficiamento da castanha de caju.
Maria lembrou que é do povoado Carrilho que sai a maior parte das castanhas comercializadas nos supermercados, feiras livres e bares das praias do litoral sergipano, cujo diferencial são as práticas de produção sustentável.
“Além de ser fonte de emprego e renda para os moradores do povoado, o produto foi um dos seis selecionados para representar o Brasil no Salon Internacional de La Restauration de L’Hôtellerie et de L’Alimentacion (Sirha 2017), o maior evento das indústrias de gastronomia, hotelaria e foodservice do mundo, que aconteceu em janeiro deste ano, na França”, destacou a parlamentar itabaianense.
Fonte: Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B