![]() |
Maria Mendonça e os agricultores: busca de solucção com governador (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet) |
Os perímetros irrigados Porção da Ribeira e Jacarecica, no município de Itabaiana, estão parados. De acordo com informações dos agricultores, o fornecimento de energia elétrica foi cortado e o abastecimento de água para irrigação acabou interrompido.
O diretor da Cohidro, Mardoqueu Bodano, não atendeu, mas um de seus assessores conversou com a equipe do Portal Infonet por telefone, informou que o diretor estava em reunião, que não falaria sobre a questão, mas admitiu que a Companhia de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe possui uma dívida no valor de R$ 672 mil com a Empresa Distribuidora de Energia Elétrica (Energisa) e revelou que a companhia está aguardando a liberação dos recursos para efetuar o pagamento e regularizar a situação.
Na manhã desta sexta-feira, 22, um grupo de agricultores e a deputada Maria Mendonça (PP) interceptaram o governador Jackson Barreto (PMDB) para discutir a questão e encontrar uma solução para o problema. O governador ouviu as reclamações e prometeu uma resposta até o final do dia, mas se recusou a dar explicações aos jornalistas que acompanharam o encontro, que aconteceu no bairro Industrial durante visita da comitiva do Palácio às obras de urbanização daquela região.
Aos jornalistas, o governador disse apenas que encaminhou a questão para análise da “Procuradoria”. O presidente da Associação de Produtores Rurais do Povoado Mangabeira, Jadiel Domingos Santos, informou que o abastecimento de água foi interrompido nesta semana em decorrência deste débito da Cohidro com a Empresa Distribuidora de Energia Elétrica. “E nós estamos perdendo tudo, se o governador não solucionar este problema, vamos perder tudo”, desabafou o presidente da Associação Comunitária da Barragem Jacarecica, José Arnaldo Oliveira de Gois.
Alimentos mais caros
A deputada Maria Mendonça disse que intermediou entendimentos com o governador porque foi procurada, pessoalmente, pelos produtores rurais afetados. “As hortaliças, já perderam, mas ainda tem parte da produção que pode ser recuperada se ligarem [normalizar o abastecimento de água] hoje”, comentou a parlamentar. “O governador nos pediu que ficássemos na cidade hoje até que ele encerrasse esta visita”, disse a deputada.
Na avaliação ótica da deputada Maria Mendonça, cerca de 10 mil trabalhadores que atua direta e indiretamente estão prejudicados. “E o prejuízo também vai para a mesa de todos os sergipanos. Quando o perímetro deixa de fornecer os alimentos, vamos pagar um alimento bem mais caro e sem qualidade por conta desta situação porque está na iminência de perder toda produção”, destacou Maria Mendonça.
Por Cássia Santana