Coligações: saiba o que já está definido até agora

Vera Lúcia: chapa puro sangue (Fotos: Arquivo Portal Infonet)

Hoje é o prazo final concedido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias que homologarão as alianças partidárias que devem ser formadas para as próximas eleições. O quadro não é completamente definido em Aracaju, apesar do anúncio de cinco pré-candidaturas em alianças que ainda estão sendo construídas. Nenhuma das alianças foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Apenas o PSTU e A Rede Solidariedade sairão sozinhos, com chapas puro sangue. O PSTU tem como pré-candidatos Vera Lúcia, encabeçando a chapa majoritária, e Elinos Sabino, na condição de pré-vice, e uma chapa proporcional composta por apenas três candidatos a vereadores. Apesar desta composição já estar definida em convenção do partido realizada no dia 20 do mês passado, ainda não foi devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Já A Rede Solidariedade tem como pré-candidato a prefeito o vereador Émerson Ferreira, um ex-petista, que tem o advogado Caio César Andrade, 23, como pré-vice e uma chapa proporcional composta por 36 pré-candidatos a vereadores, conforme estabelecido na convenção partidária realizada no dia 24 do mês passado. 

O PSol também terá candidatura própria, com pré-candidatos puro sangue na chapa majoritária [a professora Sônia Meira como pré-candidata a prefeita e Vinícius Oliveira como pré-vice]. Mas na chapa proporcional, o PSol formará a Frente de Esquerda com aliança com o PCB que ainda está sendo composta.      

Definições

Valadares Filho: composição com os Amorim e Moura

Edvaldo: apoio de Jackson e do PT

Sônia Meira: Frente de Esquerda na chapa proporcional

Émerson: chapa puro sangue apostando na renovação política

Também já estão consolidadas as pré-candidaturas do deputado federal Valadares Filho (PSB), numa composição com apoio do agrupamento político do senador Eduardo Amorim e do deputado federal André Moura, com a indicação do pastor Antonio dos Santos (PSC) como pré-vice, e também do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B), que conta com apoio do governador Jackson Barreto, com Eliane Aquino, indicada pelo PT para compor a chapa majoritária como pré-vice.

Os demais partidos ainda estão indefinidos e continuam costurando alianças, com reuniões de cúpula. A situação mais complexa é a do DEM, devido à indefinição do prefeito João Alves Filho. Desde a noite de ontem que os dirigentes partidários aliados e vereadores que dão sustentação ao governo demista em Aracaju estão debatendo a sucessão do prefeito, mas ainda não fecharam o acordo.

Pela atual legislação, os partidos devem fechar os entendimentos ainda nesta sexta-feira, 5, sem a possibilidade de mudança.

*A matéria foi alterada às 12h28 para inclusão da pré-candidatura do vereador Émerson Ferreira

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais