Comissão: consultas podem ser feitas pela internet

(Foto: ilustrativa/ Arquivo Portal Infonet)

Mais de mil novos documentos estarão à disposição para consulta no site institucional da Comissão Nacional da Verdade (CNV), a partir do dia 24 de julho. São documentos e depoimentos citados no volume 1 do Relatório da Comissão Nacional da Verdade. Ao navegar pelos 18 capítulos deste volume, o visitante vai encontrar links para arquivos em PDF, contendo os documentos referentes a cada capítulo.

Na semana passada foi realizada cerimônia oficial de recolhimento do acervo documental e de multimídia resultante das atividades da CNV que investigou, entre maio de 2012 e dezembro de 2014, graves violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura militar no Brasil. O evento aconteceu no auditório principal do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

"Há todo um tratamento para disponibilização ao amplo público, não só a quem venha fazer pesquisas nessa área. Na sequência também haverá outras publicações que permitirão à população brasileira ter acesso ao trabalho da Comissão", afirmou o ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas, presente na solenidade.

O Arquivo Nacional já iniciou as atividades de tratamento técnico do primeiro lote de documentos, recebido em 14 de julho. A partir de 15 de agosto será, gradualmente, disponibilizado o acesso à consulta dos documentos do acervo da CNV, no Sistema de informações do Arquivo Nacional – SIAN.

O acervo reúne milhares de documentos, testemunhos de vítimas e familiares, depoimentos de agentes da repressão política, 47 mil fotografias, vídeos de audiências públicas, diligências e depoimentos, laudos periciais, croquis e plantas de instalações militares, livros, entre outros. A CNV recebeu documentos de comissões da verdade estaduais, municipais e setoriais, arquivos de familiares de vítimas da ditadura e documentos oriundos da cooperação com governos de países como Argentina, Alemanha, Chile, Estados Unidos e Uruguai.

Durante o processamento técnico em fase de realização pelo Arquivo Nacional, o público poderá acessar parte significa do acervo produzido pela CNV no sítio institucional da Comissão.

Fonte: Portal Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais