Conseb cobra atenção para Polícia Comunitária

José Airton quer retorno do Cartão-programa (Fotos: Portal Infonet)
Representantes da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju foi ocupada nesta segunda-feira, 28, por representantes do Conselho de Segurança do Bairro América (Conseb), Luiz Carlos da Silva e José Airton dos Santos. Os dois cobraram aos governantes mais atenção para Polícia Comunitária implantada no bairro há 15 anos, fazendo com que a criminalidade diminuísse no local.

O diretor de Comunicação do Conseb, José Airton dos Santos, cobrou o retorno do cartão-programa. “Trata-se de uma escala em que a viatura fica em um ponto da comunidade e após 15 minutos, sai para outro ponto, a exemplo de pontos comerciais, escolas, igreja. Todo mundo da comunidade fica conhecendo a

Luis Carlos quer apoio dos vereadores
viatura, os policiais. Só que não existe mais esse cartão e hoje a única viatura fica solta”, lamenta.

Ele lamentou ainda a grande rotatividade dos policiais. “A gente solicita às autoridades que não haja tanta rotatividade entre os policiais. Quando a comunidade fica conhecendo o policial, identifica-o nos locais, e depois mudam. Tem policial que nem conheço”, enfatiza Airton dos Santos, destacando ser necessária a presença de um policial 24h no posto de atendimento.

José Airton relembrou que após a implantação da Polícia

Capitão Samuel: “Má administração dos recursos” (Foto: Alberto Dutra)
Comunitária, o bairro América ficou 550 dias sem nenhum assassinato. “Antes o cenário era de violência, agora é diferente, pois o policiamento é voltado para ações preventivas e não de enfrentamento, a polícia faz um trabalho em conjunto com a sociedade na tentativa de combater a violência e evitar que os jovens adentrem no mundo da criminalidade”, ressalta.

Condições

Para o presidente do Conseb, Luiz Carlos da Silva, os gestores precisam garantir condições de trabalho dignas aos policiais comunitários. “Viemos aqui pedir aos vereadores que se somem à nossa causa, para reivindicar no âmbito municipal, pois já tentamos solicitar uma audiência pública na Assembléia e não conseguimos”, destaca.

O deputado estadual Capitão Samuel (PSL) acompanhou os pronunciamentos dos representantes do Conseb e disse ser importante a união de todos os poderes na tentativa de rever a situação da Polícia Comunitária. “No Nordeste, Sergipe é o melhor em número de policiais, por outro lado é o que pior faz a distribuição. Investimentos públicos foram feitos, porém há má administração dos recursos”, entende.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais