Coopertalse: vereador acusa presidente de desvio

Agamenon Sobral: "O presidente da Coopertalse deve ser afastado" (Foto: Portal Infonet)

O vereador Agamenon Sobral (PP) reafirmou na manhã desta quinta-feira, 17, as acusações feitas na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, quanto à um suposto desvio de mais de 40 milhões por parte da Cooperativa de Transporte de Sergipe (Coopertalse). De posse de um dossiê entregue por trabalhadores da empresa, o parlamentar defende o afastamento do presidente da Coopertalse, Valdenes Ferreira.

“Alguns cooperados devido aos maus-tratos que vêm recebendo da diretoria me procuraram com esse processo já aberto e em tramitação na 21ª Vara do Fórum Gumersindo Bessa. Eles me apresentaram o processo e me pediram ajuda para divulgar o que vêm sofrendo nessa Cooperativa. Ao ler o processo, eu vi que realmente estão sendo prejudicados com um índice de desvio muito grande de dinheiro da empresa”, ressalta.

“No ano de 2012, foi desviado 1 milhão, 116 mil; no ano de 2013, foi desviado 3 milhões e meio; no ano de 2014, foi desviado 6 milhões. Como o presidente atual já está na cooperativa há mais de 14 anos, se vier retroagindo vai ver o montante. Segundo um dos cooperados, vem sendo repassado para a cooperativa, 402 mil por mês. Se pegar esse valor durante um ano, dá 402 mil e durante dez anos, já daria 48 milhões e isso é comprovado pelos cooperados, inclusive, eles me apresentaram um extrato bancário aonde a Coopertalse tem uma conta bancária com cheque especial de 250 mil e esse cheque está negativo em 105 mil reais. Não é admissível que uma cooperativa que só recolhe, não ter com que gastar e o saldo estar negativo”, entende.

O vereador disse ainda que recentemente o Governo do Estado repassou 20 concessões, sendo dez para a Coopertalse. “Segundo os informantes, cada uma foi vendida de 150 a 300 mil reais, se botar uma pela outra, só aí vai em torno de um milhão e meio a três milhões, só aí é outro desvio, mas as pessoas que adquiriram essas concessões, não vão querer dizer que compraram”, acredita.

Afastamento

O vereador defendeu na manhã desta quinta-feira, o afastamento de Valdenes Ferreira, da presidência da Coopertalse. “Já é um processo judicial e eu espero que o presidente seja retirado e se coloque um interventor, até porque o estatuto dá direito a uma eleição de dois anos por mais dois anos e ele já está como presidente há 15 anos. Ali é uma cooperativa, não é uma empresa particular”, enfatiza.

Defesa

Na Coopertalse, a informação é de que o presidente Valdenes Ferreira está em São Paulo, devendo retornar no sábado, 19, e que os três advogados, Fábio Sobrinho, Vítor Hugo Mota e Sônia Vieira estão cuidando do caso.

“Quem tem boca pode denunciar o que quer, resta saber se tem como provar. Existe uma ação e nós estamos aguardando o 1º despacho do juiz para que possamos ter o conteúdo da petição. Para se ter uma ideia, de um universo de 990 cooperados, quatro [sendo que um deles já desistiu], ficando três e o mais importante é que todas as contas foram aprovadas em assembleia pelos cooperados, inclusive pelos que entraram com a ação”, esclarece a advogada Sônia Vieira.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais