Correios: TST estabelece 80% de empregados durante greve

Sindicato da categoria pretende recorrer da decisão do TST (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou o pedido dos Correios e concedeu liminar determinando que as federações representantes dos trabalhadores dos Correios garantam o efetivo mínimo de 80% dos empregados em cada unidade dos Correios, sob pena de multa diária de R$ 100 mil no caso de descumprimento. Embora levantamento desta terça-feira, 26, mostre que 90,59% do efetivo dos Correios do Brasil não aderiram à paralisação – o equivalente a 98.350 trabalhadores -, em algumas unidades a determinação do TST não está sendo cumprida.

Em Sergipe, a empresa afirma que 92,1% do efetivo estão presentes e trabalhando, o que corresponde a 746 empregados. Nas localidades em que há adesão ao movimento, os Correios vêm realizando ações a fim de minimizar os transtornos à população, a exemplo de mutirões para tratamento e distribuição de objetos postais. No último fim de semana (23 e 24), em todo o país, foram entregues mais de 1,7 milhão de objetos, entre cartas e encomendas.

Mas o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos (Sintect) afirma que os números informados pelos Correios não correspondem com a verdade, e que pouco mais de 30% do efetivo estão trabalhando. “A greve está mantida até a próxima assembleia que ocorre nesta quarta-feira, 27, às 11h. Mantemos o efetivo mínimo imposto por lei que é de 30%”, diz o secretário Geral do Sintect, Sérgio Lima.

Ele também informa que o Sindicato pretende entrar com um recurso contra a liminar do TST, mas que até lá os funcionários irão cumprir a determinação judicial.
“Não podemos aceitar que o direito de greve seja extinto. O percentual passar de 30% a 80% exigido é não dar direito ao trabalhador a fazer greve”, diz.

A categoria reivindica a manutenção da empresa pública e das cláusulas acordadas no último acordo coletivo. “O que a categoria quer é bem simples, que sejam mantidos os empregos dos funcionários e também seus benefícios conquistados”, diz.

(Com informações da Assessoria de Comunicação Correios )

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais