Covid-19: Aracaju irá aderir a consórcio para compra de vacinas

Edvaldo Nogueira já antecipou que Aracaju irá aderir ao consórcio (Foto: Ana Lícia Menezes)

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã deste sábado, 27, de uma reunião virtual da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que abordou a criação do consórcio público para a compra de vacinas contra a covid-19. Edvaldo já antecipou que Aracaju irá aderir ao consórcio e disse que atuará, de forma célere, para que a lei que autoriza a entrada do município no grupo seja aprovada pela Câmara de Vereadores o mais rápido possível.

No encontro, o prefeito da capital sergipana defendeu a união dos gestores municipais para a aquisição de doses de imunizantes “agregando esforços” com os governos federal e estaduais “em virtude da dificuldade encontrada para suprir a demanda de vacinação no país”. “Seria um movimento para falarmos em uma única voz”, apontou Edvaldo.

“É muito importante que tenhamos essa visão, de que não estamos querendo caminhar sozinhos. Não estamos competindo com o Ministério da Saúde, com os governos estaduais, com nenhum ente federativo. Estamos agregando esforços em virtude das dificuldades encontradas. Os municípios, que são protagonistas na vacinação, os executores, têm necessidade de, agora, agir. Queremos ser um elemento de somação, não de tensionamento, de confusão federativa”, afirmou.

Neste sentido, Edvaldo  ressaltou que “se faz necessário a elaboração de uma lei única, padronizada, e que não possa sofrer alterações pelos municípios”. “Acredito que deve ser, inclusive, uma lei ampla, que fique para posterior e que nos possibilite, além da compra de vacinas, medicamentos e insumos”, reforçou.

Ainda em sua participação, o prefeito propôs a aceleração do processo de aprovação da lei pelos Legislativos Municipais. A proposta foi atendida pelos gestores que participaram da reunião. Desta forma, na próxima segunda-feira, 1º, ocorrerá um ato virtual com prefeitos filiados à FNP, que poderão assinar o protocolo de adesão.

Após esta semana de adesão, os prefeitos terão um prazo de 15 dias para encaminhamento dos projetos às Câmaras Municipais para aprovação da lei de protocolo de criação do consórcio. A previsão é que a instituição do consórcio ocorra até o final de março.

*Com informações da PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais